No sábado, 4, foi realizado, em Bragança Paulista, o “Dia D” de vacinação contra a gripe. A ação teve como objetivo potencializar a campanha e imunizar mais pessoas contra a Influenza. Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo total a ser imunizado é de 59,5 milhões de pessoas.
Na ocasião, as 29 unidades básicas de saúde do município estiveram abertas para receber a população, além de quatro pontos em locais estratégicos (Mercado Municipal, Lago do Taboão, Praça do Mendonça e Bragança Garden Shopping).
A campanha teve início no dia 10 de abril e está prevista para ocorrer até dia 31 de maio, com o objetivo de vacinar 90% do público-alvo.
Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações dessa sexta-feira, 10, das 46.080 pessoas que devem receber a dose prioritariamente em Bragança, foram imunizadas 27.463 até o momento (59,60%).
Vale lembrar que os públicos prioritários são: crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade cumprindo medidas socioeducativas, professores, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, em busca de atingir as metas de vacinação dos grupos prioritários, também realizou através do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), a aplicação de 196 doses de pessoas acamadas e domiciliadas das zonas urbana e rural do município.
IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO
Vale lembrar que a gripe (H1N1) é uma doença grave, diferente de um resfriado comum, e pode levar a diversas complicações de saúde, como pneumonia bacteriana e por outros vírus, sinusite, otite, desidratação, piora de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, asma ou diabetes. Em casos mais graves, pode levar à morte, logo, torna-se de suma importância tomar a vacina, especialmente os públicos prioritários, mais suscetíveis à doença.
Para vacinar-se, é simples: basta comparecer ao posto de saúde munido de caderneta de vacinação. Encontre a unidade mais próxima em: http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/.
0 Comentários