Para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, as Zonas Rotárias 23 e 24 (Regiões 29, 30 e 31), que abrangem oito países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), se uniram em um único objetivo: promover a campanha “Juntos Contra a Pólio”. A nova campanha de 2024 é relançada após o sucesso da primeira edição em 2023, agora abrangendo toda a América Latina. A iniciativa, liderada pelo diretor do Rotary International, Henrique Vasconcelos, também visa chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado em 24 de outubro de 2024.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A vacina contra a poliomielite é essencial na prevenção dessa doença que afeta as crianças. Ela está disponível gratuitamente nos postos de saúde da Rede SUS para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias. É fundamental que os pais procurem uma unidade de saúde próxima.
A poliomielite foi registrada pela última vez no Brasil em 1989, há 35 anos, e corre o risco de reaparecer. Dos 5.570 municípios brasileiros, pelo menos 68% estão classificados atualmente como em risco alto ou muito alto para poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. Este índice representa um total de 3.781 cidades, sendo a maioria (2.104) categorizada com alto risco para a doença. Além disso, 1.342 municípios brasileiros são classificados como em médio risco e apenas 447 como em baixo risco para a pólio. Os dados foram apresentados recentemente, em setembro de 2024, durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife, e constam no Plano de Mitigação de Risco de Reintrodução do Poliovírus Selvagem e do Surgimento do Poliovírus Derivado da Vacina. Ao comentar os números, a consultora em imunizações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Franciele Fontana, avaliou o cenário como preocupante.
Em 2023, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal para poliomielite alcançou 86,55%, em comparação aos 77,20% de 2022. No ano anterior, a cobertura foi ainda menor, com pouco menos de 71%. Os números são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Para alertar a população sobre a necessidade de vacinar todas as crianças contra a poliomielite, os Rotary Clubs criaram diversos materiais de divulgação online e offline. Entre eles estão artes para aplicação em ônibus e pontos de ônibus, cartazes para divulgação no trânsito, adesivos para carros, outdoors, camisetas, balões, spots para rádio, fundos para reuniões virtuais e imagens para diferentes mídias sociais. Todo o material está disponível no site www.juntoscontraapolio.com.br.
.jpg)
Henrique Vasconcelos, diretor do Rotary no Brasil, enfatiza: “Não vamos parar até erradicarmos completamente a poliomielite no mundo. No Brasil, estamos todos unidos na campanha ‘Juntos Contra a Pólio’, promovendo ações por todo o país para incentivar a vacinação. Uma campanha que a partir de agora envolve toda a América Latina.”
O Rotary, em uma iniciativa global, trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos, e o alcance do objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca. Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, na sigla em inglês), o Rotary faz parte de um esforço conjunto que levou à redução dos casos de pólio no mundo em 99,9%. Os associados do Rotary doaram mais de US$ 2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obter apoio governamental de diversos países, que destinaram mais de US$ 10 bilhões à causa.
NOSSA HISTÓRIA
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que visam um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em suas vidas, nas suas comunidades e em todo o mundo. O Rotary começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras. Hoje, temos 1,4 milhões de associados em todo o mundo.
A presença do Rotary na América do Sul se expandiu para o Brasil com a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923. O Rotary Club de Bragança Paulista Estância foi fundado em 1º de junho de 1978.
Acesse www.rotary.org/pt ou www.juntoscontraapolio.com.br para mais informações.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários