Com a eleição para a Prefeitura de Tuiuti ainda sob análise judicial, Alexandre Tadeu Gonçalves, conhecido como Careca Irmão do Nande, do Partido União Brasil, foi empossado nesta quarta-feira, como presidente da Câmara de Vereadores e, automaticamente, prefeito interino do município. Ele obteve cinco dos nove votos do legislativo tuiutiense. Quem presidiu a 1ª Sessão Solene do ano em Tuiuti foi o vereador Luiz Fernando Rodrigues, o Fernando do Arraial, também do União Brasil, que foi o mais votado na cidade, com 211 votos.
CENÁRIO DE INDEFINIÇÃO
A situação política de Tuiuti permanece indefinida. Amarildo Lima (PSB), o candidato mais votado nas Eleições Municipais de 2024, teve sua candidatura indeferida com base na Lei da Ficha Limpa. O indeferimento da candidatura foi mantido pelo ministro Cássio Nunes Marques, relator do processo no TSE, que negou o pedido de recurso no dia 19 de dezembro. A defesa de Amarildo apresentou um agravo regimental no dia 23, solicitando que o caso seja deliberado pelo plenário do tribunal.
Amarildo afirma confiar na reversão da decisão e questiona o processo que resultou na aplicação da Lei da Ficha Limpa contra ele. Caso o agravo seja rejeitado, ele ainda poderá recorrer com embargos de declaração e até levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
POSSIBILIDADES PARA O FUTURO POLÍTICO DE TUIUTI
Se a defesa de Amarildo reverter o indeferimento, ele poderá ser empossado mesmo após a data oficial da posse. Porém, se a Justiça mantiver a decisão de inelegibilidade, o município deverá realizar eleições suplementares para definir o novo prefeito.
Enquanto o cenário jurídico não é resolvido, Careca Irmão do Nande continuará à frente da prefeitura de Tuiuti.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários