Esta é uma sugestão para aqueles dias em que precisamos que a carne renda mais e se torne um prato diferenciado para o nosso dia a dia.
A praticidade da carne moída já é um ponto pacífico no cardápio das donas de casa, mas é sempre bom sairmos da mesmice. Misturando os ingredientes na medida certa, daremos uma roupagem saborosa e fácil de fazer para essa carne.
E como toda comida, ela fica mais saborosa logo que sai do forno, pois, fria, a muçarela acaba perdendo a cremosidade e endurecendo – mas dá para aquecer no micro-ondas.
.jpg)
- 300 gramas de carne moída crua
- 3 batatas sem casca cozidas e amassadas (a proporção é sempre uma batata pequena a cada 100 g de carne)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de páprica doce ou defumada
- 1 colher (chá) de chimichurri
- 1 cebola picadinha
- 3 dentes de alho picadinhos
- Salsinha picada a gosto
- Muçarela picadinha (cerca de 200g)
- 1 xícara (chá) de requeijão cremoso
- 1 tomate em fatias finas
- Meia xícara (chá) de molho de tomate
Misture na carne crua a batata amassada e os temperos, prove e acerte o sabor. Pegue metade da carne e espalhe num pirex untado com óleo. Espalhe muçarela e, logo depois, estique o restante da carne e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.
Retire do forno, espalhe o requeijão e, sobre ele, o molho de tomate e as fatias de tomate. Salpique mais muçarela por cima e volte ao forno por cerca de 10 a 15 minutos.
Sirva ainda quente com arroz branco.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
0 Comentários