A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana anunciou o início de funcionamento da zona azul digital em Bragança Paulista para o fim deste mês. De acordo com as informações divulgadas ao Jornal Em Dia, nessa terça-feira, 19, o início de operação do novo sistema ocorrerá de forma experimental num primeiro momento.
Para a contratação do serviço, foi realizado o Chamamento Público 02/2018, que se arrasta desde fevereiro do ano passado. Seis empresas se apresentaram e foram homologadas. Após alguns meses, em julho de 2018, a Prefeitura declarou que o município não estava preparado para colocar em prática o novo sistema. “Durante a fase de testes, foi detectada a necessidade de investimento em servidores e outros equipamentos, além do desenvolvimento de alguns programas específicos, para tanto, estão sendo tomadas as providências no sentido de sanar essa pendência”, declarou a Prefeitura na época.
Mais alguns meses depois, em outubro, as empresas cadastradas começaram a apresentar propostas. Agora, veio o anúncio de que o serviço começará a funcionar.
A digitalização da zona azul é vista como uma saída para os problemas de falta de vagas de estacionamento na região central, já que a proposta é tornar a fiscalização mais efetiva.
O Cartão Bragança Azul Digital, como passará a ser chamada a zona azul bragantina, será operado pelas duas empresas que efetuaram testes para habilitação técnica: Transitabile Sistemas de Controle de Vagas Automotivas e Serttel Soluções Mobilidade e Segurança Urbana.
Essas empresas, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, vão explorar 1.022 vagas de estacionamento rotativo e ficarão com 10% do valor arrecadado. Os 90% restantes serão repassados à Prefeitura de Bragança Paulista.
O início do novo sistema está previsto para o dia 30 de março, em fase experimental, mas já a partir desta sexta-feira, 22, deve começar uma ampla divulgação sobre seu funcionamento.
“O serviço pretende facilitar a forma de pagamento: o usuário poderá adquirir crédito (hora) através do App, pagando com cartão de débito ou crédito sem precisar se locomover para isso. Também visa a aumentar o respeito à sinalização, com efetiva fiscalização e, desta forma, garantir a rotatividade na utilização das vagas, face à dificuldade de estacionamento na área central de Bragança Paulista”, comentou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
0 Comentários