Imagem: Divulgação
news-details
Cultura

Casa Lebre faz Convocatória para Curso de Formação em Mediação Cultural da 4º Mostra // Paralela

Estão abertas as inscrições para o 1º Curso de Formação de Mediadores Culturais, organizado pelo Núcleo Educativo Lebre. A convocatória é aberta a pessoas maiores de 18 anos interessadas em artes, cultura e educação, residentes na região bragantina. 

Serão selecionadas seis pessoas para participar do curso, que terá duração de 8 dias e carga horária total de 36 horas. Cada participante receberá uma ajuda de custo de R$ 350,00 para transporte e alimentação durante o período de atividades. 

O trabalho de mediação cultural consiste em aproximar as pessoas da arte, do fazer artístico e da produção cultural contemporânea por meio de conversas, visitas a exposições e caminhadas de observação. Cabe ao mediador facilitar encontros, promover o aprendizado e criar vínculos entre a arte, os espaços de visitação, a cidade e as pessoas. 

Após a conclusão do curso, quatro participantes serão convidados a trabalhar como mediadores culturais na “4º Mostra //Paralela - Êxodo. O caminho de volta”, mostra de arte contemporânea que acontece de 10 de julho a 28 de agosto.

Este trabalho acontecerá durante os meses de julho e agosto e na primeira semana de setembro, com duração de até 25 horas semanais. Cada mediador receberá uma remuneração de R$ 2.000,00 pelo período total de trabalho 

Não é necessário ter experiência prévia em mediação cultural para participar. O candidato deve ter em vista que o acolhimento, a participação, a integração e a inclusão dos diferentes públicos visitantes à Mostra serão parte central de sua ação educativa. 

Toda a programação da //Paralela 2021 é fomentada pelo Instituto Lebre em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista. 

Regulamento completo: http://bit.ly/RegulamentoConvocatoriaPARALELA

Inscrições {05/06 à 18/06}: http://bit.ly/ConvocatoriaMediadoresParalela

Foto: Ilana Bar

CRONOGRAMA

Inscrições no Curso de Formação: 

De 05 de junho até 18 de junho 

Divulgação - Selecionados para realização do Curso: 

Dia 22 de junho (nas mídias da Casa Lebre: site/instagram/facebook) 

Curso de Formação: 

início - 24 de junho das 14h às 18h

fim - Dia 09 de julho das 14h às 18h 

Divulgação Seleção para trabalho na //Paralela: 

Dia 09 de junho (nas mídias da Casa Lebre: site/instagram/facebook) 

Mostra //Paralela Êxodo - O caminho de volta: 

De 10 de julho até 28 de agosto 

Trabalho do Educativo na Mostra //Paralela Êxodo - O caminho de volta: 

De 10 de julho até 04 de setembro 

*Em razão da pandemia de Covid-19 toda a programação está sujeita a alteração e respeitará os protocolos sanitários do Município.

4ª MOSTRA // PARALELA - ÊXODO. O CAMINHO DE VOLTA

A //Paralela é uma Mostra de Arte Contemporânea, gratuita e aberta a todos os públicos. Acontece desde 2017 na cidade de Bragança Paulista e a cada ano a mostra elege pontos da cidade e ocupa espaços públicos e privados com trabalhos artísticos. 

Organizada pela produtora cultural Helena Ribeiro Ruschel, a mostra é patrocinada pelo recém constituído Instituto Lebre e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, além de contar com o apoio de diversos parceiros. A //Paralela tem como objetivo impulsionar a cultura local, promover o intercâmbio da produção artística, democratizar e facilitar o acesso à arte contemporânea ao público da região. 

Em 2021, artistas, mediadores culturais e os públicos mergulham juntos no tema "Êxodo.O caminho de volta". A temática, que aborda a fuga das grandes cidades e o impacto desse movimento migratório no modo de ver e viver o mundo, será o ponto de partida para a criação livre de obras que irão compor a mostra e as vivências propostas. 

A programação da “4º Mostra //Paralela - Êxodo'. O caminho de volta” abre com a Convocatória para Formação de Mediadores Culturais e inclui exposições, painéis artísticos, bate-papos online, caminhadas e a criação de uma instalação colaborativa com o público visitante. Entre street art, esculturas, fotografias, textos, narração de histórias e performance, este ano a mostra ocupa a Casa Lebre, as ruas, e o muro do espaço da Feira de Artesanato, em frente ao Lago do Taboão. 

Nesta 4a Edição, Helena divide a curadoria da mostra com Pablo de Giulio e Marcella Brandimarti, da Galeria Utópica SP (parceira da mostra há 3 anos), além de Maria Fernanda Carmignotto. Para promover a diversidade e a troca, o projeto convida artistas da capital, interior e outros estados ao mesmo tempo em que abre espaço para artistas da região bragantina. 

13 artistas irão participar da mostra, são eles: André Mogli/mural, Lalo de Almeida/fotografia (curadoria Pablo de Giulio), Moara/lambe-lambe (curadoria Maria Fernanda Carmignotto), Simone Siss/mural, Laura Gorsky/fotografia, Matias Picón/mural, André Almeida/mural, Marta Vaz/esculturas e mural, Davis Xavier/mural, Viviane Souto Maior/performance (curadoria Marcella Brandimarti), e os jovens artistas TIffany Pavani/mural e Gabriel Carvalho/mural. E ainda Jussara Reis e Charles Paixão, os artistas que olham para a programação infantil da mostra com a pintura de um mural e contação de história.

Por fim, quando acaba, a “4º Mostra //Paralela - Êxodo. O caminho de volta”,  deixa marcas nos espaços públicos onde atuou. As intervenções artísticas só irão se apagar ao sabor do tempo e, enquanto estão lá, continuam exercendo aproximações entre os habitantes, a arte e a cidade. 

Mais sobre a programação da //Paralela: https://www.casalebre.com/paralela

Casa Lebre - Foto: Filipe Berndt

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image