Foto: Secom
news-details
Saúde

Casos de dengue despencam em Bragança Paulista no 1º semestre de 2025

Redução de mais de 97% é atribuída a ações preventivas e campanhas de vacinação

Bragança Paulista registrou uma queda expressiva nos casos de dengue no primeiro semestre de 2025. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de confirmações despencou de 12.983 casos, no mesmo período de 2024, para apenas 372 neste ano — uma redução de 97,13%.

A secretária de Saúde, Carmem Guariente, atribui o resultado positivo a um conjunto de estratégias integradas. “Essa redução é resultado de ações conjuntas, como visitas casa a casa, inspeções em pontos estratégicos, arrastões de limpeza, vacinação, além de mobilizações em escolas, feiras e vias públicas. Mesmo com essa expressiva queda, a dengue ainda representa um risco, e a prevenção não pode parar”, ressaltou.

Carmem reforça a importância da vacinação infantil e da manutenção dos cuidados básicos. “Pais e responsáveis devem levar seus filhos para receber a vacina contra a dengue e eliminar criadouros do mosquito transmissor”, destacou.

SINAIS DE ALERTA EXIGEM ATENÇÃO

Apesar da redução no número de casos, é essencial que a população permaneça vigilante. Os sintomas mais comuns da dengue incluem febre alta (entre 39 °C e 40 °C), dor de cabeça — especialmente atrás dos olhos —, manchas vermelhas pelo corpo, fadiga e mal-estar generalizado.

Os sinais de alerta, que indicam a necessidade de atendimento médico imediato, são: dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos. Nesses casos, a orientação é procurar uma unidade de saúde o quanto antes, sem recorrer à automedicação.

GRUPOS DE RISCO DEVEM REDOBRAR OS CUIDADOS

Algas faixas da população estão mais suscetíveis a complicações da doença, como pessoas com doenças crônicas, crianças menores de dois anos, gestantes e idosos acima de 65 anos. A esses grupos, a recomendação é de atenção redobrada, com ênfase na hidratação constante e busca por atendimento médico ao menor sinal de sintomas.

A Prefeitura reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos. Medidas simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes, tampar caixas d’água e limpar calhas, são fundamentais para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image