Foto: Secom
news-details
Geral

Centro Dia do Idoso passa a contar com academia ao ar livre adaptada

O Centro Dia do Idoso ganhou uma academia ao ar livre adaptada. A inauguração, que ocorreu nessa quarta-feira, 17, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais da Juventude, Esportes e Lazer (Semjel) e de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), e o governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O espaço possui nove aparelhos híbridos, que podem ser utilizados por pessoas que possuem ou não alguma deficiência: abdominal híbrida; bíceps híbrida; bike de mão APE DUP; puxada alta híbrida; remo APE; rotação vertical APE IND; supino APE; tríceps híbrida; voador peitoral com voador dorsal APE.

A entrega da academia está inclusa no programa do estado “Cidade Acessível”, que tem como propósito levar a agenda da inclusão para os municípios de São Paulo.

“Essa é a entrega de uma academia adaptada que vai possibilitar a independência e autonomia das pessoas com Centro Dia do Idoso passa a contar com academia ao ar livre adaptada deficiência através do exercício físico. É uma das grandes ações que fizemos ao município. Então, ficamos felizes em saber que a agenda da inclusão já está avançada aqui na cidade, seja na educação inclusiva ou no esporte”, declarou a secretária de estado dos Direitos da Pessoa, Aracélia Costa, presente no evento.

“Isso não só veio ajudar as pessoas com deficiência de fato, como também agregar na inclusão das pessoas que aqui passam o seu dia, que são os idosos, e que poderão utilizar o aparelho. Além deles, nós também iremos abrir o local para que as pessoas que aqui moram possam frequentar”, completou a secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Sandra Teixeira.

AÇÕES DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

A Administração Municipal destaca que, cada vez mais, vem trabalhando em ações de inclusão das pessoas com deficiência. “São diversas ações que a Administração tem tomado no que se refere à inclusão. Temos um projeto muito arrojado para a acessibilidade nas calçadas de Bragança Paulista. São ações importantes como essa que vão engrandecendo nossa cidade e melhorando a qualidade de vida da população”, disse o secretário de Esportes, Jota Malon.

”Desde 2017, nós já instalamos mais de 70 equipamentos por toda área urbana e rural, sendo 11 deles para pessoas com deficiência. Reforço também as realizações feitas na rede municipal de ensino. Todas as escolas possuem acessibilidade; são em média 120 alunos que fazem parte dessa inclusão. A boa qualidade de vida para essas pessoas, está ligada à boa mobilidade”, acrescentou o prefeito Amauri Sodré.

A secretária de estado anunciou, ainda, que outros equipamentos serão entregues à população bragantina com essa finalidade. “Além da academia adaptada, teremos um playground adaptado, uma van adaptada e cadeiras de trilha”, concluiu Aracélia.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image