
Fiquei sabendo, pela internet, que na última quarta-feira, dia 7 de julho, se comemorou o Dia Mundial do Chocolate. Apesar de este tipo de informação não ter importância alguma, afinal, não é nada relevante; serviu para me fazer pensar em duas coisas principais: na quantia de informações inúteis que estamos recebendo por meio de redes sociais e me dar uma dica do tema da coluna desta semana.
Frio combina com alimentos quentes, que aconcheguem e aqueçam o corpo, e a receita do chocolate quente é uma ótima pedida para trazer aos leitores.
Mas como estava comentando, a coluna Redescobrindo, para saber algo sobre este tal dia do chocolate, foi procurar (no Google, afinal, hoje nem existem mais as enciclopédias que eram sinônimo de status tê-las em casa) algumas curiosidades para trazer e redescobrir as vantagens desse alimento tão amado. Segundo o gazetaweb.com:
...”A palavra chocolate, de origem grega, significa ‘alimento dos deuses’. O sabor é capaz de curar tristezas, angústias e trazer a sensação de bem-estar. O chocolate foi descoberto aqui perto de nós, no coração da América do Sul. O doce feito do cacau libera duas substâncias, a serotonina e a endorfina, que nos deixam mais calmos e mais bem-humorados.
... Para os bebês de até 2 anos de idade, o chocolate ainda não pode fazer parte do cardápio. Até os 5 anos, 20g de chocolate é o mais recomendado. Dos 5 aos 10 anos, a porção não deve passar dos 30g. Depois dos 10, a quantidade pode aumentar para 40g por dia, porção indicada também para adultos”.
Esta última informação significa que o máximo consumo diário é a metade daquelas barras de 80g e que o mais indicado é o amargo e meio amargo, pois o ao leite e o branco contêm muito açúcar.
Particularmente, uso o cacau 70%, tanto em barra como o em pó, e é este que uso também para o preparo de bolos, brigadeiro e o chocolate quente. Então, invista na qualidade desse alimento, não use achocolatado nessas gostosuras de chocolate que, além de alterarem o sabor e o resultado final, são mais açúcar do que cacau e o seu consumo não trará benefício ao seu organismo.
CHOCOLATE QUENTE
A melhor maneira de medir e ter seu chocolate quente cremoso é usando sempre a xícara (de chá).
Para cada xícara de leite de vaca, coloque:
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de açúcar (ou mais, se preferir mais doce)
- 1 colher (chá) de amido de milho (maisena)
Junte todos os ingredientes no leite frio, misture bem numa leiteira e leve ao fogo, mexendo até que a maisena cozinhe e fique com a cremosidade do chocolate quente.
Dica: a cada 5 xícaras (chá) de leite, adicione 1 gema desmanchada a ele. Mas pode adicionar a gema desde a primeira xícara, dará um toque especial.
Sirva imediatamente, de preferência em canecas, que ajudam a aquecer as mãos geladas dos que irão saborear esse leite saboroso.
Biscoitos de polvilho são um bom acompanhamento para o chocolate quente.
Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários