Chuvas acumulam mais de 150 milímetros nos últimos dias e causam problemas

Bragança está em estado de atenção devido ao grande volume de chuvas e duas famílias tiveram de deixar suas casas

 

A última semana foi de chuvas intensas em Bragança Paulista e região. De acordo com os dados divulgados pela Divisão de Imprensa da Prefeitura e pela Defesa Civil, apenas entre as 7h da sexta-feira, 15, até as 7h de sábado, 16, choveu 70 milímetros. Já nos três dias anteriores, o acumulado de chuvas foi de 84 mm. Com isso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) classificou o município como em estado de atenção.

Com um volume tão grande de água em períodos tão curtos, os transtornos apareceram de forma praticamente instantânea para a população. Diversas vias ficaram alagadas, como as Ruas Jerônimo Martin Carretero, 19 de Abril, Francisco Luigi Picarelli, Avenida José Gomes da Rocha Leal, vias dos bairros Guaripocaba dos Souzas e Guaripocaba, além do Bom Retiro. Nesses locais, a Defesa Civil registrou ocorrências até as 21h de sexta, 15.

Além disso, também houve registro de deslizamento de encostas. Um dos casos aconteceu no Bosque das Pedras e outro numa estrada do Jardim São Miguel. A Prefeitura informou que nas duas situações foi necessário o uso de tratores para desobstrução da via.

No Jardim Morumbi, uma casa foi invadida por terra após o deslizamento de um talude. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local e uma vistoria prévia não interditou o imóvel, que ainda passará por nova avaliação de engenheiro da Prefeitura. No fundo da casa, há um morro e nele foi colocada pela Defesa Civil uma lona para que a terra não fique mais encharcada. Não houve feridos, somente danos materiais.

Na quinta-feira, 14, a Prefeitura informou que uma família que havia sido despejada invadiu uma casa interditada, na Rua 19 de Abril. Em razão disso e da chuva que entrou na residência, a família foi removida e encaminhada para o Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici, local que está recebendo desabrigados. Já na sexta-feira, 15, a casa da 19 de Abril foi demolida numa ação conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Serviços e Corpo de Bombeiros.

Na noite de sexta-feira, 15, mais uma casa teve de ser interditada, na Rua Jerônimo Martin Carreteiro. A família que nela morava foi para a casa de parentes.

Outro problema registrado em razão das fortes chuvas dessa semana foi a queda de grade no Lago do Taboão, o que motivou a interdição do trecho. Na sexta-feira, a Prefeitura declarou que ainda havia risco de desabamento, por causa de o solo estar bastante úmido.

Na Rodovia Benevenuto Moretto, a Bragança/Tuiuti, próximo ao Pesqueiro Santa Rita, as chuvas causaram a queda de três postes da rede de distribuição de energia elétrica, na sexta-feira, 15. Um desses postes atingiu a parte traseira de um veículo que trafegava pelo local no momento. A Energisa informou que deslocou rapidamente técnicos para o atendimento emergencial e viaturas do Corpo de Bombeiros também atenderam a essa ocorrência.

No Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, localizado no Lavapés, também houve danos devido às chuvas. Em nota oficial divulgada na quinta-feira, 14, a Prefeitura declarou que as salas de raios-X e mamografia e de vacina apresentaram problemas de infiltração, por isso, as vacinas foram transportadas para outro local, para manter as condições de armazenamento.

A Administração explicou que está preparando um novo local para disponibilizar o atendimento com relação às vacinas, mas que os serviços de raios-X e mamografia estão temporariamente suspensos no Centro de Saúde. Apesar disso, esses exames são oferecidos também no Novo Centro de Especialidades e a agenda deve ser remanejada.

De acordo com a Prefeitura, as vacinas e os equipamentos de armazenamento não foram danificados. Algumas consultas agendadas para quinta-feira, 14, foram desmarcadas e serão remanejadas, mas, de acordo com a Administração, o atendimento das demais consultas deve seguir conforme o cronograma estipulado.

A orientação da Defesa Civil é que caso sejam encontradas trincas ou rachaduras nos imóveis, a população faça a comunicação pelos números: (11) 4035-7677 ou 153.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de chuva para a próxima semana é de apenas 5% e as temperaturas máximas vão ficar na média dos 25º.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image