A história de um homem que abre mão da própria felicidade em favor de sua esposa e filhos é contada no espetáculo “Enoch Arden”, que a Companhia Razões Inversas estreou em 2021, ainda durante a pandemia, em comemoração aos seus 30 anos de trajetória. E, agora, o trabalho ganha uma temporada de circulação pelo interior e litoral de São Paulo, sendo a próxima apresentação em Bragança Paulista, neste sábado, 23, no Teatro Escola Segundo Ato. A temporada de circulação ocorre graças ao edital ProAcnº 02/2023.
Com direção de Márcio Aurélio, texto de Alfred Tennyson e música de RichardStrauss, Enoch Arden (Op, 38, TrV. 181, de Richard Strauss) é um melodrama paranarrador e piano escrito em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglêsSir Alfred Tennyson. A montagem da Cia Razões Inversas é interpretada pelo atorPaulo Marcello e pelo pianista Fernando Esteves.
Para esta encenação, foi realizada uma nova tradução da obra, mantendo o textointegral, uma vez que todas as traduções e apresentações anteriores feitas no Brasil ocorreram a partir de uma versão bastante reduzida da obra.Pode-se considerar a figura de Enoch Arden como um anti-Ulisses. Ao retornar para sua casa após dez anos desaparecido, Enoch encontra sua mulher num novocasamento, com seus filhos sob os cuidados de seu antigo amigo e rival amorosoda juventude. Ao contrário de Ulisses, que aniquila os pretendentes de sua esposa,Enoch esconde sua identidade e decide jamais revelá-la enquanto estiver vivo paranão comprometer a felicidade dos filhos e de sua, agora, ex-mulher.
Trata-se assim de uma história de amor incondicional, na qual o homem abre mãode sua própria felicidade em favor da felicidade de sua esposa e de seus filhos, umcomportamento contrário ao que se pode observar da maioria dos homens e, infelizmente, raro na atualidade, em especial na triste realidade que o paísenfrenta em relação à violência de gênero.
A composição musical de Richard Strauss, que, à sua época, impulsionou ainda mais sua fama e carreira, foi descrita como música incidental. Consiste, principalmente, em breves interlúdios indicativos de mudanças de tempo e ambiente, bem como momentos de pontuação e comentários. Cada uma das duas partes é introduzida por um prelúdio e conclui com um poslúdio.
Strauss usa leitmotifs(temas musicais que se repetem ao longo da obra e que estão associados a personagens, objetos ou ideias) para identificar cada um dos envolvidos na trama: Enoch Arden (uma sequência de acordes em Mi bemol), Annie Lee (uma figura crescente em Sol), Philip Ray (uma melodia em Mi), o mar (Sol menor). Ele não as desenvolve emmelodias, mas as usa estaticamente. Existem longas passagens em que o piano ficaem silêncio enquanto permanece apenas a narrativa.
SOBRE A CIA. RAZÕES INVERSAS
A Cia. Razões Inversas foi criada em 1990 pelo diretor Márcio Aurélio e a primeira turma de formandos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Nesses mais de 30 anos, construiu uma trajetória voltada para o constante processo de pesquisa, para a formação de seus intérpretes, artistas criadores, na busca do diálogo com o público contemporâneo e da excelência do fazer teatral. A companhia criou 23 espetáculos partindo de textos consagrados da dramaturgia internacional, textos inéditos de autores nacionais e criações coletivas a partir de longos processos de pesquisa e criação.
Entre esses muitos trabalhos, destacam-se “A Bilha Quebrada” (1994 e 2011), de Heinrich von Kleist; “A Arte da Comédia” (1999), de Eduardo de Fillipo; “Agreste” (2004), de Newton Moreno; “Anatomia Frozen” (2009), uma adaptação da obra da inglesa BryonyLavory; “Senhorita Else”, uma adaptação do romance de Arthur Schnitzler; e “Filoctetes” (2015), de Heiner Müller.
SERVIÇO
Enoch Arden, com Cia. Razões Inversas
Data: sábado, 23, às 20h
Local: Teatro Escola Segundo Ato, localizado na Rua José Domingues, 699-A-, no Taboão
Entrada grátis
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Mais informações: (11) 9 5936-2256
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários