A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem nota informando o óbito de um paciente suspeito de ter o Covid-19. Trata-se do 11º caso notificado, um idoso de 75 anos, morador de Bragança, que teve contato com um paciente de outra cidade. No dia 12, o homem apresentou sintomas gripais e procurou atendimento médico na quinta-feira, 19, no HUSF, onde veio a falecer.
A Prefeitura ainda aguarda o resultado dos exames, feito pelo Instituto Adolfo Lutz.
Somente nesta semana, 10 casos suspeitos do Covid-19 (coronavírus) surgiram no município. O 9º caso trata-se de um paciente do sexo masculino, 45 anos, residente em Bragança, com história de viagem para a Argentina.
O 10º caso suspeito é um homem de 41 anos, residente na cidade, com história de viagem aos Estados Unidos. No dia 14, ele apresentou sintomas gripais e retornou na terça-feira, 17, sendo atendido no Hospital Universitário São Francisco (HUSF).
O 11º caso é do idoso de 75 anos que veio a falecer; O 12º caso se trata de um homem de 69 anos, residente do município, com história de contato com caso suspeito. No dia 3, ele procurou o hospital por pneumonia, recebendo alta hospitalar no dia 5. No dia 6, o idoso retornou ao hospital com pneumopatia grave. No dia 19, deu entrada na UTI da Santa Casa, apresentando sintomas gripais (tosse e dificuldade de respirar).
O 13º paciente com a suspeita da doença é uma idosa de 73 anos, moradora da cidade, com história de contato com caso suspeito. A mulher foi hospitalizada dia 15 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Na quinta-feira, 19, deu entrada na UTI apresentando desconforto respiratório, febre, cansaço, diar-reia, vômito e tosse.
O 14º paciente é um homem de 42 anos, residente no município, com história de contato com caso suspeito. O 15º caso notificado é uma mulher de 51 anos, também residente na cidade que teve contato com o caso suspeito. Na quinta-feira, 19, ela procurou a Santa Casa apresentando os sintomas.
O 16º caso suspeito trata-se de uma mulher de 42 anos que reside no município e teve contato com outro paciente com a suspeita do coronavírus. A paciente procurou atendimento médico na quinta-feira, 19, e está em isolamento.
O 17º trata-se de um homem de 59 anos, residente do município, com história de contato com caso suspeito. Ele procurou a Santa Casa na sexta-feira, 20.
A cidade contabiliza 17 casos suspeitos, sendo cinco descartados. A Secretaria Municipal de Saúde informa que ainda aguarda o resultado de outros 11 exames.
Grupo de Emergência em Saúde Pública - Foi realizada na segunda-feira, 16, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião do Grupo de Emergência em Saúde Pública (GESP), que abordou todas as determinações e recomendações do Ministério da Saúde e do governo de estado para a Covid-19 (coronavírus).
Foram discutidas questões técnicas inerentes ao atendimento da saúde, atualização da situação epidemiológica, disseminação de informações sobre a prevenção, entre outros.
0 Comentários