Uma atividade de vivência no esporte do programa Atletismo na Escola reuniu, na última quarta-feira, 26, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) de Bragança Paulista, 130 crianças e jovens, de 11 a 13 anos, do 5º ano da Escola Municipal Dr. Francisco Murilo Pinto, unidade da rede de ensino de Bragança Paulista.
O Atletismo na Escola é uma iniciativa de responsabilidade social, desenvolvida em parceria pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), do Instituto Sanderlei Parrela e da Caixa Econômica Federal.
O programa vai envolver 12 mil crianças e jovens de 24 escolas da rede municipal.
As visitas ao CNDA e a vivência com o atletismo são pontos do programa. Sob os cuidados do professor Rodrigo Dario, da CBAt, e do professor Renato Pereira, coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, os estudantes fizeram corridas – velocidade e velocidade com barreira, arremesso de peso, salto em altura e salto em distância.
“Os treinamentos vão ocorrer em cinco escolas, cinco polos de desenvolvimento, mas a ideia é termos sempre uma escola aqui no CNDA para que os alunos tenham vivência com o atletismo”, afirmou Edemar Alves, coordenador do Atletismo na Escola pela CBAt.
“Assim como vocês superaram os obstáculos aqui, tentaram e não desistiram, mesmo achando que não daria para superar o sarrafo no salto em altura – e vocês conseguiram – vão superar nos estudos, na hora de uma prova que acham que não sabem nada, de uma dificuldade. É só ter empenho, se esforçar, estudar, que tudo dá certo. O esporte também ensina disciplina e determinação”, disse o professor Rodrigo Dario.
É meta levar o esporte para as crianças nas aulas de Educação Física, com capacitação de 100% dos professores (MiniAtletismo e curso continuado) e inserção na grade curricular de Educação Física das escolas da rede municipal de Bragança Paulista.
Ainda está contemplada a realização de competições (seletivas por escolas e um festival final) que vão movimentar as escolas.
Parte importante, o treinamento vem sendo desenvolvido em cinco polos de atletismo, escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, envolvendo 125 crianças, uma equipe de gestores e professores. As escolas municipais que têm os polos de treinamento são: Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria, com aulas de atletismo duas vezes por semana.
A Caixa é a patrocinadora oficial do atletismo brasileiro.
0 Comentários