news-details
Saúde

Com 88 notificações de coronavírus, quarentena é mantida no município

De acordo com boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde, atualizado na tarde de ontem, 3, às 16h30, Bragança contava com 88 notificações de suspeita do coronavírus, sendo 18 descartadas, 18 confirmadas, quatro óbitos sob suspeita, um óbito confirmado e 52 casos em investigação. Os quatro pacientes notificados para Covid-19 são três homens de 20, 39, 5 anos e uma mulher de 29 anos.

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de sexta-feira, 3, por meio de uma live no Facebook da Prefeitura, a secretária de Saúde, Marina Oliveira, informou que o Decreto Municipal determina a quarentena por tempo indeterminado, apesar de o

Decreto Estadual encerrar nesta terça-feira, 7. No entanto, vale ressaltar, que o governador João Doria disse que informará se vai prorrogar a medida em todo o estado.

Na noite de quarta-feira, 1º, uma idosa de 78 anos faleceu após ficar dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Além da idade ser um dos principais fatores de risco, a paciente tinha histórico de doença no pulmão e pressão alta.

Marina prosseguiu a live apresentando as estatísticas do município, chamando a atenção para o crescente número de notificações e que a maior parte das pessoas acometidas pela suspeita da doença tem entre 40 e 59 anos e 60 e 79 anos, e, ainda que a maioria são de moradores da Zona Norte, espalhados por bairros como Julieta Cristina, Planejada II e Vem Viver. “Não temos boas expectativas para os próximos dias, por isso insistimos para que fiquem em casa”, pediu a secretária.

Nas UTIs, há 12 pessoas internadas. Na Santa Casa, há dois homens, de 73 e 63 anos, e uma mulher de 73 anos; no Hospital Universitário São Francisco estão dois homens, ambos com 78 anos, e uma mulher de 35, e no Hospital Novo Bragantino há um homem de 54 e quatro mulheres de 61, 52, 66 e 44 anos.

Nas enfermarias, estão 14 pessoas, sendo 10 na Santa Casa (quatro casos positivos), três no Hospital Novo Bragantino (um confirmado) e um morador de Bragança Paulista, de 43 anos que está internado no Hospital Novo Atibaia, por convênio médico.

Questionada se há subnotificações da Covid-19 no município, a secretária respondeu que a resolução do Ministério da Saúde sobre obrigatoriedade de notificar casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave está sendo cumprida. “Não se trata de subnotificações, mas mapear para entender sobre todos os casos notificados”. De acordo com a secretária, os serviços de saúde estão avaliando aqueles que estão confirmados e em isolamento domiciliar. “Estão sem sintomas, mas ainda precisam ser acompanhados”.

O governo do estado de São Paulo anunciou, há duas semanas, que fez a compra de testes rápidos para enviar aos municípios, no entanto ainda não há previsão de entrega. Por enquanto, em Bragança Paulista, o crescente número de casos descartados e confirmados se deve à contratação de um laboratório particular, paralelo a isso, todos os testes foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.

Vacinas – Mais um lote de vacinas contra influenza chegará na sexta-feira, 3, para fornecer vacinação em todas as 29 Unidades de Saúde, e também nas comunidades rurais com o ônibus da Saúde.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image