Bragança Paulista tem 281 casos notificados para Covid-19, sendo 153 descartados e 107 confirmados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a secretária Marina de Oliveira, cerca de 90% dos casos foram elucidados e outros 21 pacientes aguardam resultados de exames, que são emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz.
Os gráficos da secretaria mostram que o bairro Cidade Planejada II tem a maior incidência de casos, com três pessoas curadas e três ainda em recuperação. Os demais bairros são Vila Aparecida (quatro pessoas em tratamento), Jardim São Miguel (um óbito e um recuperado), além do Jardim Europa, Jardim Nova Bragança e Jardim Recreio (três casos em tratamento cada).
Apesar de as populações jovem e adulta serem as que mais contraem o vírus (nas faixas etárias de 20 a 39 anos e 40 a 59 anos), o maior índice de letalidade encontra-se no grupo de pessoas com mais de 60 anos, com 16 pessoas confirmadas para Covid-19, sendo nove pessoas recuperadas e sete óbitos.
Marina de Oliveira comemorou que, desde o dia 22 de abril, a letalidade do município estagnou, mostrando que os esforços das equipes de saúde têm surtido efeito.
ISOLAMENTO
Na última sexta-feira, 8, o município atingiu o índice mais baixo de isolamento social, com 42%. No sábado, 9, o índice foi de 46%, e no domingo, feriado de Dia das Mães, subiu para 50%. Na segunda-feira, 11, o índice voltou a cair para 46%.
O dados são do SIMI-SP, viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.
FUNCIONAMENTO DE SALÕES DE BELEZA E ACADEMIAS
A secretária também comentou o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que coloca na lista de serviços essenciais salões de beleza, barbearias e academias. "O comitê está reunido definindo como vamos trabalhar esta questão. O decreto do governador João Doria está, neste caso, ligado ao decreto do presidente da República, porém, dentro dos municípios, devemos definir as medidas preventivas a serem adotadas pelos estabelecimentos para evitar a propagação do vírus", informou .
POPULAÇÃO DE RUA
Marina informou que, felizmente, não há casos de suspeita da Covid-19 nas pessoas em situação de rua.
SUPERFATURAMENTO
Questionada sobre suspeita de superfaturamento de outras prefeituras que estão sob investigação e o que a Prefeitura de Bragança Paulista faz para evitar esse tipo de situação, a secretária Marina respondeu que a Administração Municipal do prefeito Jesus Chedid tem auditoria interna para verificar os processos de compras para seguir tudo o que é preconizado pelo Tribunal de Contas do estado de São Paulo (TCESP), incluindo documento das empresas, qualidade, preço e disponibilidade de mercado. “Cada um faz sua parte dentro da legalidade”, concluiu.
0 Comentários