news-details
Direto da Redação

Confira os destaques do cotidiano bragantino Direto da Redação

Confira os fatos que ganharam destaque na coluna Direto da Redação desta semana:

Nasce em Bragança o “PDT Negro”

Está nascendo, em Bragança Paulista, o “PDT Negro” que neste início de formação é composto pelos seguintes membros: Cláudio Firmino (presidente), Antônia Francisco, Marilene e Luciano Cândido. Segundo o presidente do partido, Cláudio da Raio de Sol, como é conhecido no município, em breve, o grupo estará completo com todos os integrantes.

A coluna procurou o presidente do partido para falar mais sobre esse movimento e qual é o objetivo da formação do grupo.“Sabemos que a luta do povo negro no Brasil não foi diferente de outros países onde o regime escravocrata vitimou os povos afro-descendentes, mas o caso do Brasil foi atípico.Nós fomos o último país a abolir a escravidão, foram 350 anos de massacre com todo tipo de atrocidade que se possa imaginar, a fim de inferiorizar a cultura e a memória de um povo. A nossa história foi contada a partir da visão do colonizador, por isso, ‘acredita-se’ que a verdade é a que aprendemos nos livros acadêmicos, com tudo, sabemos que o negro sempre resistiu aos maus tratos do opressor, porém, toda e qualquer mobilização que o negro fazia era clandestina. A luta sempre foi em busca de liberdade e igualdade, segundo as diretrizes dos direitos humanos, todos nascem livres e são iguais perante a lei. Para o negro esse direito ainda não saiu do papel. A partir de 1888, com a abolição da escravatura, o movimento negro começa a se organizar de fato e de direito, mas somente na década de 70, o movimento foi reconhecido oficialmente para lutar pelos direitos que até hoje, ainda não atendem as necessidades da população negra, nem mesmo os partidos de esquerda deram atenção a essa população. Porém, em 1991, Leonel Brizola, como governador do Rio de Janeiro pelo PDT, criou um órgão executivo estadual para atender as necessidades da população negra em forma de políticas públicas, também pôde contar com o apoio de dois ícones inesquecíveis, defensores dos direitos do povo afro-brasileiro: Darcy Ribeiro e Abdias Nascimento.

O PDT Negro de Bragança tem um desafio muito grande, nosso intuito é trabalhar incansavelmente em busca de informação dos nossos ancestrais na Região Bragantina. Sabemos que não estamos sozinhos nesta caminhada, vamos buscar parceria com outros movimentos da cidade como ABUC (Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé), ARCAB (Associação Recreativa e Cultural Afro-Brasileira), na pessoa dos dois grandes líderes Pai Bil e Izilda, e outros movimentos de resistências como as escolas de capoeira que têm persistido em defender a nossa cultura.

Vamos buscar formação e conhecimento, para facilitar a elaboração de um programa de governo na implantação de políticas públicas de combate ao preconceito, o racismo e a desigualdade”, declarou.

Mais informações sobre o movimento negro do PDT de Bragança pelos telefones: (11) 9.4463-1423 (Claudinho) ou (11) 9.8129-3597 (Marilene).

“Se o PDT continuar apoiando o vereador Basílio, vou deixar o partido”

Esta foi a declaração de Alexandre Reginato Acedo à Coluna Direto da Redação nessa semana. Segundo Alexandre, ele não está de acordo com o apoio do partido ao vereador Basílio, que anda dizendo por aí que será o candidato majoritário na eleição do ano que vem pelo PSD. Alexandre foi candidato nas eleições de 2016 ao cargo de deputado estadual, obteve 2.297 votos, e pretende disputar a eleição de 2020, só não se sabe por qual partido. Caso ele deixe o PDT seu destino pode ser o PSB, de Gustavo Sartori.

Centro do Professorado Paulista (CPP) está funcionando em novo local

Desde o dia 6 de julho, a sede do Centro do Professorado Paulista (CPP) de Bragança Paulista está em novo endereço. O escritório, que por cinco anos, funcionou na Rua Coronel Assis Gonçalves, mudou para o casarão antigo na Rua Coronel Ladislau Leme, 89, no Centro, pertencente à família Carvalho Pinto e tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Segundo o diretor do CPP de Bragança, José Carlos de Barros, o prédio é alugado e foi restaurado a partir do projeto da arquiteta Ana Carla Leme. José Carlos considera que a mudança trouxe grandes vantagens, como economia, principalmente no estacionamento, que antes era pago. Outras vantagens são as inúmeras salas disponíveis, que serão destinadas para cursos. Também haverá duas suítes, ainda em processo de restauração, que serão oferecidas para locação aos associados de outras cidades. Informações: (11) 4033-8288/4032-2932. E-mail: braganca@cpp.org.br.

Festa de 32 anos da 102 FM!

No próximo domingo, 20, a FM 102,1 de Bragança Paulista comemora 32 anos de existência. E, para celebrar essa data especial, a direção da emissora programou uma mega-festa, cuja atração principal já foi anunciada: a dupla sertaneja João Neto & Frederico. Mais uma vez, a Concha Acústica, no Lavapés, será palco para o evento.

Confira todos os destaques da coluna Direto da Redação na edição impressa do Jornal Em Dia, disponível nas bancas da cidade.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image