Neste dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, os municípios brasileiros passam por mais um processo democrático de escolha de representantes para ocupar os cargos dos poderes executivo (prefeito e vice) e legislativo (vereadores) locais.
Dentre as funções do prefeito municipal está a elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores que priorizem o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes. Quem ocupa a cadeira de chefe do executivo é, portanto, quem comanda a administração de uma cidade, é quem empreende a gestão pública, planeja e realiza obras, tanto as de construção civil, quanto as da área social. Cabe, ainda, ao prefeito sancionar ou vetar as leis aprovadas pelo poder legislativo, a Câmara de Vereadores, assim como elaborar propostas de lei, quando achar pertinente.
Ao vice-prefeito, cabe a função de substituir o prefeito em caso de ausência, já que ele é o segundo em exercício no cargo executivo do município. Ele pode assumir a liderança em tarefas administrativas de auxílio, funções e atividades delegadas a ele pelo prefeito.
Em Bragança Paulista, são quatro os candidatos a prefeito, assim como quatro candidatos a vice-prefeito. Se você ainda não decidiu seu voto e quer saber um pouco mais sobre cada candidato, o Jornal em Dia traz um breve perfil de cada um deles.
PROFESSOR ADALBERTO E PROFESSOR RODRIGO

A chapa formada pelos dois professores é a única sem coligação partidária, ou seja, representa apenas um partido, o PSOL.
O professor Adalberto Alessandri tem 59 anos e é pai de três filhos e avô de um neto. É formado em psicologia e, há 20 anos, ministra aulas na rede pública de ensino do estado de São Paulo.
O professor Rodrigo Mendes tem 40 anos, é casado e tem atuação política desde o movimento estudantil. Mestre em Filosofia, atua na docência há 15 anos, tanto como professor de Ensino Médio, como no Ensino Superior. Filiado ao PSOL desde 2015, foi o 7° candidato a vereador mais votado nas eleições de 2016. Não foi eleito devido ao quociente eleitoral.
Para conhecer mais sobre as propostas dos candidatos, acesse: https://www.facebook.com/psolbragancapaulista.
BASÍLIO ZECCHINI E AMÉRICO HIGUTI

Basílio Zecchini é advogado e, atualmente, vereador. É vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. Nascido e criado em Bragança Paulista, é filho da professora Maria Inês Chiarion e do agricultor Basílio Zecchini. Sua maior inspiração é o avô, José Carlos Chiarion, que além de historiador, também foi advogado e vereador, assim como o neto.
Américo Higuti é casado com Maria Cláudia e tem um filho, Henrique. Graduado em Educação Física, Direito e Ciências Policiais. Ingressou na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, em 1984, onde se formou aspirante a Oficial. Iniciou no serviço militar no 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarulhos. Atuou na Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, Academia do Barro Branco e na Corregedoria da Polícia Militar. Foi Comandante do 20º BPM-M de Barueri, Chefe do Estado Maior do CPAM-8, na região de Osasco.
Para saber mais sobre as propostas dos candidatos, acesse: https://www.facebook.com/basiliozecchini.
JANGO SÓLIS E GUSTAVO SARTORI

João Afonso Sólis, o Jango, tem 64 anos e nasceu em Bragança Paulista. É casado com Cristina Belisário Sólis e pai de Larissa. É formado em Direito pela USF, mas preferiu exercer a sua vocação para ensinar e, há mais de 21 anos, é professor de Sociologia e Língua Portuguesa na rede estadual. Também é comerciante e durante muitos anos foi radialista e jornalista, antes de abraçar a política. Foi vereador por três vezes e prefeito por dois mandatos.
Gustavo Sartori tem 42 anos. É advogado, pós-graduado em Administração Pública. Começou na carreira política como vereador. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, secretário municipal de Gestão e Planejamento e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é mestrando no curso de Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Para conhecer as propostas dos candidatos, acesse: https://www.facebook.com/joaoasolis.
JESUS CHEDID E AMAURI SODRÉ

Filho de imigrantes libaneses, Hafiz Abi Chedid e Saada Nader Abi Chedid, Jesus Chedid nasceu em 6 de agosto de 1938, em São Paulo. Em Bragança Paulista, firmou os estudos no antigo Colégio São Luiz. No município, formou-se em Contabilidade pelo Colégio Rio Branco. Posteriormente, formou-se em Direito pela Faculdade de Pouso Alegre/MG.
Em 1964, Jesus Chedid se casou com Marilis Reginato Abi Chedid, com quem teve quatro filhos: os gêmeos Edmir e Elmir, André Luiz e Érika.
O primeiro contato com a política ocorreu na juventude, quando seu pai foi eleito e reeleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Itatiba. Sua experiência como empresário no ramo dos transportes o levou a ser secretário de transportes da Prefeitura de São Paulo durante os anos de 1983 e 1984. Foi prefeito da cidade de Serra Negra durante os anos de 1973 a 1979, e quatro vezes prefeito de Bragança Paulista.
Amaury Sodré é casado com Cleide Izepi da Silva, e pai de Larissa, Nathali e Marília. Se formou em Contabilidade, mas foi pela paixão às artes plásticas que encontrou a verdadeira vocação. Por isso, optou pela licenciatura para poder transmitir aos jovens em formação o que aprendeu na faculdade.
Em 37 anos dedicados ao magistério, foi diretor substituto em escolas estaduais, diretor do Departamento Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Além disso, foi eleito vereador por duas vezes e três vezes vice-prefeito de Bragança Paulista.
Para conhecer as propostas dos candidatos, acesse: https://www.facebook.com/JesusChedid.
0 Comentários