Foto: Divulgação
news-details
Geral

Corpo saudável vai além de padrões, defende nutricionista

No Dia do Nutricionista, Juliana Magrini, responsável por abrir o primeiro consultório de Nutrição da cidade, dá dicas para uma alimentação equilibrada e uma vida mais saudável

Na segunda-feira, 31, é celebrado o Dia do Nutricionista. A data valoriza o ofício dos profissionais que ajudam as pessoas a terem uma vida mais saudável por meio da alimentação equilibrada. Ela é celebrada em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. A associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Em homenagem à data, o Jornal Em Dia conversou com a nutricionista Juliana Magrini (CRN3 6260), que atende desde pessoas “comuns” que buscam uma alimentação mais saudável a atletas de alto rendimento em Bragança Paulista e região. Juliana escolheu ser nutricionista aos 17 anos, passou pela Escola Paulista de Medicina para se especializar em Nutrição Materno Infantil, e depois foi para os Estados Unidos, onde cursou algumas disciplinas na Universidade de Delaware e retornou a Bragança em 1996, quando assumiu o serviço de Nutrição da Santa Casa e abriu o primeiro consultório de Nutrição da cidade.

Logo depois, passou pelo Husf (Hospital Universitário São Francisco) e trouxe o curso de Nutrição para a Fesb (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) em 1999, onde, desde então, leciona para as turmas de Nutrição e Educação Física. Durante seis anos, coordenou o curso de Nutrição da Fesb e se diz “muito orgulhosa por ter participado da formação de tantos colegas de trabalho”.

Trabalhando com pacientes críticos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais e atendendo alguns atletas que a procuravam no consultório, Juliana percebeu que havia muito em comum entre esses públicos. Ambos eram de alguma forma metabolicamente estressados, precisavam de nutrientes específicos para construção e recuperação de tecidos e o manejo nutricional era sempre “complicado” e desafiador. Decidiu, então, trocar os corredores do hospital pela pista de atletismo, pela piscina e toda sua atenção se voltou para a Nutrição no Esporte. Instituições como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) colaboraram com essa formação. Seu ciclo de estudos se completou com o mestrado em Ciências Farmacêuticas e, posteriormente, a especialização em Fitoterapia.

Na área do Esporte, destaca-se como nutricionista esportiva, integrando equipes multiprofissionais que acompanham atletas de alto rendimento, como o fenômeno do paradesporto, Daniel Dias, a atleta olímpica, Andressa Moraes, e o destaque no ciclismo brasileiro de MTB (Mountain Bike), Guilherme Müller. Como nutricionista de atletas amadores e profissionais, acredita que a ciência da Nutrição está em constante movimento e que parcerias entre nutricionistas, médicos, educadores físicos e outros profissionais da saúde devem ser bem estabelecidas para que se reconheça as ciências do Esporte e da Nutrição como ferramentas básicas para a construção de programas de treinamento, nutrição e suplementação.

Juliana atende, atualmente, na Clínica Ortoneuro, em Bragança Paulista, e após a pandemia, iniciou o atendimento on-line, que segundo ela, superou as expectativas, pois a busca pelo aconselhamento nutricional se estendeu para outras cidades, estados e países. Para a profissional, o aconselhamento é um processo usado para ajudar pessoas a planejar mudanças, tomar decisões e lidar com as dificuldades da vida.

“Um nutricionista pode usar abordagens diferentes para apoiar seu paciente a ressignificar sua relação com a comida e com seu corpo. A finalização do processo se dá quando existe autonomia para decidir as questões relativas à alimentação. A mudança alimentar é escolha, não imposição. Sua dieta tem que fazer sentido e caber na sua vida”, defende.

Com relação ao público por ela atendido, além de atletas, a nutricionista aconselha muitas pessoas que desejam mudanças estéticas: emagrecimento, ganho de massa muscular e definição. Porém, para ela, um corpo saudável vai além de padrões pré-estabelecidos. “A aceitação do nosso corpo envolve amor próprio. Se gostar não significa ser para o outro. Um corpo saudável está livre de fitas métricas e padrões. Antes de mudar comportamento alimentar, ressignificar sua relação com a comida, é preciso se reconhecer. Quem és tu? Que estilo de vida você quer viver?  Restrições severas, dietas punitivas não funcionam a longo prazo. Liberte-se dos padrões!”, pondera.

Muitas pessoas a procuram para compreender como o alimento pode melhorar sintomas ou prevenir doenças. Nesse caso, além de orientações sobre nutrição, recebem informações sobre a importância de se conhecer e valorizar a diversidade dos alimentos. “A comida de verdade é salvaguarda da vida. É saudável tanto para o ser humano quanto para o planeta, contribuindo para a redução dos efeitos das mudanças climáticas. Garante os direitos humanos, o direito à terra e ao território, a alimentação de qualidade e em quantidade adequada em todo o curso da vida. Protege e promove as culturas alimentares, a sociobiodiversidade, as práticas ancestrais, o manejo das ervas e da medicina tradicional, a dimensão sagrada dos alimentos”, pontua.

À reportagem, a nutricionista deu algumas dicas simples, mas que ela considera triviais para uma boa alimentação e, consequentemente, uma boa saúde. Confira:

Tenha bom senso – Não existem alimentos permitidos ou proibidos. Deve-se consumir mais alimentos in natura ou frescos. Parte de suas compras pode conter produtos alimentícios processados e o consumo dos ultraprocessados como embutidos, guloseimas, refrigerantes, sopas prontas ou sucos com corantes deve ser reduzido. Moderação e escolhas inteligentes vão deixá-lo mais disposto.

Respeite seu sono – Dormir bem é essencial para a saúde mental e física, mantém a imunidade e reduz riscos cardiovasculares. Descansar faz parte e é um excelente coadjuvante no controle de peso. Tranquilidade e distância de aparelhos eletrônicos na hora de deitar são estratégias para um sono bom!

Invista em alimentos orgânicos A ingestão de agrotóxicos em excesso faz mal para a saúde.  Comece incluindo um ou dois itens orgânicos em sua dieta. O rodízio de frutas, verduras e legumes reduzem a exposição a um mesmo tipo de agrotóxico. Descartar folhas externas dos maços de vegetais e esfregar as cascas de legumes e frutas com uma escovinha, além de lavar bem em água corrente, é fundamental quando não se tem acesso ao hortifrúti orgânico.

Valorize o trivial Alimentos que fazem parte de seu hábito foram apresentados por sua família, portanto, têm importância e história. Valorize o que já faz parte da sua mesa e se permita comer um ou dois alimentos novos (ou preparados de forma diferente) por semana. Variar o cardápio torna sua vida mais interessante e sua dieta rica em nutrientes e sabores.

Ignore padrões – A obsessão pela forma física ideal gera transtornos alimentares e muita insatisfação. Cada pessoa possui beleza única, não há milagre quando se fala em emagrecimento e rejuvenescimento. Trate seu corpo com respeito e prepare sua alimentação com carinho. Este é o ponto de partida para a sua mudança.        

Atividade física é fundamental – Os benefícios da prática regular de exercícios vão além da estética. A escolha da atividade física deve considerar sua capacidade física para a realização dos movimentos além do prazer! 150 minutos de exercícios por semana conferem melhora na qualidade do sono, fortalecimento de músculos, tendões e ossos, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Leia rótulos Existem tabelas que nos informam a composição dos alimentos que ingerimos.  A partir delas, sabemos que alguns alimentos são fonte de carboidratos, gorduras ou proteínas pois possuem quantidades de um ou de outro nutriente em maior quantidade. Para fazer escolhas saudáveis, comprando um produto industrializado, é preciso entender o que os rótulos dizem. O ingrediente que aparece primeiro é sempre o que foi usado em maior quantidade. Atenção também com os corantes e conservantes.

Para mais dicas e para conhecer mais sobre o trabalho de Juliana, acompanhe sua página no Instagram: https://www.instagram.com/nutrimagrini/.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image