No ano de 2016, nós, bragantinos, tivemos oportunidade de escolher por eleição, por meio do Movimento de Aves Urbanas, organizado pelo Coletivo Socioambiental Bragança Mais e as suas passarinhadas, a coruja-buraqueira como a ave que remete as pessoas a boas lembranças e referências emocionais. Isso também dá à cidade um caráter de individualidade, visto que são poucas as cidades do Brasil que possuem uma ave que as represente, escolhida pelo voto da população, sem impor espécie e, mais ainda, que tenha, por lei municipal, um dia especial em que é comemorada.
Tudo começou oficialmente no ano de 2017, quando as entidades acima mencionadas levaram a iniciativa e os resultados da eleição popular para o então vereador Basílio Zecchini Filho para que providenciasse um projeto de lei e o apresentasse à Câmara Municipal. Assim, o Projeto de Lei nº 53/2017 foi apresentado na sessão da Câmara de 27 de março de 2018 e aprovado por unanimidade. Em 6 de abril de 2018, foi promulgada e sancionada pelo então prefeito Jesus Abi Chedid a Lei nº 4610/18, que instituiu a coruja-buraqueira (Athene cunicularia) como ave-símbolo de Bragança Paulista.

O grupo do coletivo, no final do ano de 2023, novamente oficiou à Câmara sugerindo que a data de assinatura da lei, 6 de abril, passasse a ser o dia da coruja-buraqueira no calendário municipal e educacional de Bragança Paulista. Assim, a Lei nº 5024, de 14 de março de 2024, alterou/complementou a Lei nº 4610 com a seguinte ementa: “Institui a ave- símbolo do município e o Dia Municipal da Coruja Buraqueira”, sendo que a primeira comemoração já ocorreu no ano de 2024.
A Athene cunicularia, nome científico da coruja-buraqueira, não constrói ninhos em árvores, e sua característica marcante é a nidificação em buracos no solo. Esses buracos, geralmente, são feitos por outros animais, como os tatus, e a coruja-buraqueira os amplia utilizando os pés.
Em Bragança, vemos coruja-buraqueiras na área do Aeroclube, em condomínios residenciais, em sítios, nos pátios de escolas, postos de saúde e outros locais públicos, como os mais recentes ninhos localizados no estacionamento do Bragança Garden Shopping e nas imediações da sede do Samu.
Como parte do projeto desenvolvido pelo Coletivo Socioambiental Bragança Mais, existe uma planilha com a localização dos ninhos de buraqueira nas zonas urbana e rural e da cidade. Nessa lista, até o momento, são 39 ninhos catalogados a partir do ano de 2018; alguns continuam sendo local de famílias de buraqueira pois continuam sendo monitorados por aqueles que os localizaram, outros desapareceram pela falta de informação da população que não conhece a representatividade dessas corujas na cidade, em especial, colaborando para o controle ambiental, visto que se alimentam principalmente de insetos e pequenos roedores.
Qualquer cidadão pode colaborar com essa lista para catalogar novos ninhos de buraqueira caso não estejam catalogados e continuar monitorando para que não sejam destruídos. Para isso, acesse: https://bit.ly/3QvlDrL.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini
Professora, escritora e integrante do Coletivo Socioambiental Bragança Mais
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários