Neste mês, o Legionário Esporte Clube completa 67 de existência, precisamente no dia 25, data na qual se comemora o Natal. E para homenagear o “Alvi Celeste”, do Bairro do Matadouro, como era chamado, o Jornal Em Dia, durante o mês, em quatro edições, com a colaboração do esportista e historiador esportivo Joel Mancinelli, contará um pouco da história desse tradicional clube amador de Bragança e Região começando nesta edição com a primeira parte e encerrando-se no dia 24, véspera do aniversário do LEC.
TIME INFANTIL DO LEGIONÁRIO ERA CONHECIDO NA ÉPOCA COMO “GAROTOS DO PADRE ALDO”
Fundado no dia 25 de dezembro de 1948, portanto há 67 anos, padre Aldo Bollini convidou alguns desportistas do Bairro do Matadouro para uma reunião no Salão Social da Igreja de Santa Terezinha, onde nasceria o Legionário Esporte Clube.
Como já existia na época um time de futebol no bairro que se chamava Associação Atlética América, conhecida como “Galo Azul”, e que tinha seu campo no terreno da família Stéfani, parte da diretoria da A. A. América foi convidada para participar da reunião, pois todos eram desportistas conhecidos do bairro e da cidade de Bragança.
Com a presença desses desportistas, os senhores Benedito Stéfani, Caetano Alfano, Zito Gianotti, Miguel Salarolli, Aírton Athanázio, Vair Gallasso, Hunbertino de Bellis, Paschoal Caporrino, Angelino Rossi, Luís Francisco Cecconello e José Antônio Aparecido Muniz fundaram o Legionário E. C.
O objetivo de padre Aldo, ao fundar um novo clube no bairro, era de proporcionar atividades físicas para as crianças e jovens aliadas à formação moral e cristã.
O Legionário E. C., até o início do ano de 1950, só jogava como equipe infantil, a qual era conhecida como “Garotos do Padre Aldo”. E seus primeiros atletas foram os garotos na época: Tilim, Ismael, Ramom, Hugo Souza, Maneca, Zé Mendes, Edgard Lázaro, Wando, João Tarzan, Alfredi-nho Silva Pinto, Sanches, Mílton Aricó, Dirceu Capinha, Santana, Buzinho, Ado Stéfani, Zé Solha e Dito Carvalho, entre outros, tendo como técnico o Angelino Rossi.
TIME ADULTO DO LEGIONÁRIO INICIA SUAS ATIVIDADES EM 1950
O time adulto do Legionário só iniciou suas atividades no ano de 1950, quando disputou pela primeira vez o Campeonato Varzeano, hoje chamado de Amador, organizado pela S.C.F.A. (Sub Comissão Futebol e Atletismo), na qual até o ano de 1952 jogava com o uniforme do A. A. América, time que já tinha sido desativado no final do ano de 1949.
1ª ILUMINAÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL DE BRAGANÇA
No ano de 1950, por iniciativa de Benedito Stéfani, que tinha como presidente do clube Caetano Alfano, foi inaugurado o primeiro sistema de iluminação em um campo de futebol em Bragança, com quatro postes de eucaliptos em um jogo entre casados e solteiros. Depois de alguns anos esta iluminação foi desativada.
LEGIONÁRIO: PRIMEIRO CLUBE CAMPEÃO AMADOR DE BRAGANÇA, CAMPEONATO ORGANIZADO PELA LBF
No ano de 1953, o Legionário conquistava pela primeira vez o título do campeonato amador da cidade, sendo o primeiro clube a ser campeão pela LBF (Liga Bragantina de Futebol), depois de um empate em 2 a 2 no Taboão, no “Derby” da cidade contra o Ferroviários A. C.
O Legionário conquistava o primeiro título de campeão amador organizado pela LBF (Liga Bragantina de Futebol), tendo no plantel os seguintes jogadores: Barbosa, Paulo Cecchettini, Zinho Mani, Toninho Turcão, Wando, Carreiro, Tatão Bigon, Belo, Ayala, Zé Picharro, Sanchão, Niquinho, Miltinho Bona, Paquinho, Alexandre Rolinha, Porraquim, Baianinho, Paulo Zé Acedo, Nélson Cecconello, Armando Junquera, Beto Curci, Raul Rossato, Queima Bucha e Zé Brajão, tendo como massagista Joaquim Marinheiro e diretor técnico Dedé Muniz.
0 Comentários