O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi comemorado com ações educativas na rede municipal de ensino. Os alunos participaram de diversas atividades desenvolvidas pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente.
No decorrer do primeiro bimestre de 2019, todas as escolas da rede municipal, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), promoveram e fomentaram diversas ações para valorização da água. A ideia é que os alunos se tornem multiplicadores de conhecimento e, com isso, sensibilizem a população nas questões de preservação e cuidados com os recursos hídricos.
As atividades desenvolvidas sobre a água são baseadas em várias situações concretas que as crianças vivenciam diariamente, incentivando hábitos como: reutilização da água da máquina de lavar, não demorar muito tempo no banho, fechar a torneira quando escovar os dentes, verificar se existem vazamentos em casa, descongelar os alimentos na geladeira, fazer xixi no banho, usar balde para lavar o carro, lavar o máximo de louça de uma vez, não jogar lixo no vaso sanitário, aproveitar a água da chuva, não jogar lixo na rua, não descartar óleo de cozinha na pia, proteger as matas ao redor das nascentes e não desperdiçar comida.
As Escolas Municipais Dr. Jorge Tibiriçá e Professora Maria Ignéa Moraes Garcia receberam das mãos do secretário de Educação, Adílson Condesso, e do secretário do Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, o Certificado de Fiscal da Água por se destacarem em ações realizadas para conservação e economia de água.
Com o intuito de tornar os estudantes cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente, os professores desenvolvem trabalhos e atividades sobre o consumo de água, práticas de higiene, respeito pela biodiversidade, entre outros temas pertinentes durante todo o ano letivo.
Para realizar os trabalhos, os professores da rede municipal recebem orientações e auxílio no desenvolvimento de atividades contínuas, no Centro de Educação Ambiental “Sala Verde Pindorama”, localizado no Napa (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno), coordenado pelas professoras Carolina Supioni e Paula Trambaioli.
A Sala Verde é uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e participa do Programa Município Verde Azul, criado pelo governo estadual em 2007, com o objetivo de estimular a capacitação das cidades do estado em ações de combate à poluição e benefícios ao meio ambiente, incentivando os municípios a desenvolverem ações ambientais que buscam, entre outros aspectos, um aumento da qualidade de vida da população.
0 Comentários