Na última quinta-feira, 16, aconteceu, no Centro de Convivência do Idoso Marli Aparecida Toricelli Penteado, a abertura do Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual e Exploração contra Crianças e Adolescentes, realizado pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads).
Segundo a Prefeitura, mais de 90 pessoas atuantes na área prestigiaram o evento e acompanharam a palestra da psicóloga Adriana Maria Duarte Ribeiro Malta, especialista em saúde mental. “Fiquei feliz com o convite para fazer esta palestra que visa explanar este tema tão importante que envolve as crianças e adolescentes. Esse assunto tem que estar sempre em pauta na vida das pessoas e envolvendo as famílias, para que possamos cada vez mais combater esse abuso e exploração contra as crianças e adolescentes”, comentou a palestrante.
Segundo a secretária da Semads, Margarete Alvarenga, o objetivo foi integrar os profissionais de assistência social, psicólogas e funcionários às entidades parceiras da secretaria para ofertar serviço de proteção social. “No dia 18, sábado, é o Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual e Exploração contra Crianças e Adolescentes. Estamos realizando este encontro com importantes palestras que visam discutir este tema que está diretamente vinculado a Semads, como Abrigo Municipal, Conselho Tutelar, Centro de Convivência, Cras e Creas que trabalham com as famílias e com as crianças e adolescentes, sendo uma das prioridades da Administração Jesus e Amauri”, comentou.
A coordenadora dos programas sociais da Semads, Maria de Lourdes Diniz, acrescentou que durante toda a semana foram realizadas palestras e atividades com os assistidos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Esse evento foi muito importante, porque pudemos nos reunir com pessoas que atuam nesta área e discutir esse tema com o intuito de proteger nossas crianças e adolescentes. Aproveitamos a oportunidade para homenagear as assistentes sociais pelo seu dia nacional, que foi comemorado no dia 15 de maio”, completou.
Já a secretária de Saúde, Marina de Oliveira, enfatizou que é importante a união do poder público com a sociedade civil para combater tais abusos e exploração contra a criança e ao adolescente. “O poder público não consegue resolver esse problema sério sozinho e necessita que a sociedade civil esteja presente e atuando junto. É um absurdo sabermos que crianças e adolescentes sejam abusadas e exploradas por adultos, muitas vezes próximos da família. Com essa união e esse trabalho do poder público, através da atual Administração, temos a certeza que será de muita valia para a nossa sociedade”, declarou.
Segundo a Administração, essas campanhas têm o objetivo de proteger, respeitar, orientar e garantir os direitos da criança e adolescente buscando combater o trabalho infantil, a violência sexual, o uso de álcool e outras drogas, crianças em situação de rua, bem como a realização de eventos sociais, esportivos e culturais que envolvem menores de idade.
0 Comentários