news-details
Cultura

“Distopias Tecnológicas” é o tema do mês na Garaginha do Edith Cultura

Domingo, anoiteceu... Você fica escolhendo um filme até desistir, ou assistindo qualquer coisa que surge na tela do celular? Na Garaginha, a escolha é garantida – e a pipoca também! O bate-papo rende tanto nos sofás quanto na calçada. Em agosto, o Edith Cultura volta às atividades com foco no tema “Distopias Tecnológicas”. Proposta pelo professor de filosofia André La Salvia, a programação do Cine Garagem começa neste domingo, 11, com a exibição de “Nivel Cinco”, continua no próximo domingo, 18, com “Eles Vivem” e encerra-se no último domingo, 25, com “eXis-tenZ”. Além de participar dos bate-papos após todas as sessões, André conduzirá o curso “Black Mirror: Produção de Subjetividade e Sociedade de Controle” nas noites de sexta-feira dos dias 16, 23 e 30.

 

 

Pra entender melhor, imagine que você foi selecionado para a nova edição do “Big Brother” e terá de conviver com espelhos escuros que disfarçam câmeras ligadas 24h por dia. Como você acha que isso afetaria seu comportamento? Como acha que seria visto pelo grupo? E pelo público? E se imaginássemos que todos os “espelhos escuros” disfarçados com os quais convivemos “aqui fora” (das telas de computadores e televisões aos celulares, incluindo todas as câmeras) têm tecnologia para controlar nossos pensamentos e vigiar nossos gestos, o que isso mudaria na nossa vida?

Segundo o curador, a ideia do tema é estabelecer um diálogo maior com os frequentadores da Garaginha a respeito do cenário tecnológico atual e de como ocorre a manipulação de decisões e de consumo através dele. “Nós somos consumidores entusiasmados das novas tecnologias e não paramos para pensar o quanto somos manipulados por elas”, diz ele.

Quem quiser saber mais sobre os filmes, é só acompanhar nossa página “Edith Cultura” do Facebook e @edithcultura do Instagram! Pra quem estiver muito curioso, adiantamos: “Nível Cinco”, de Chris Marker, conta a história de Laura, uma jovem que tenta acabar um jogo sobre a batalha de Okinawa durante a Segunda Guerra Mundial. Já em “Eles Vivem”, de John Carpenter, alienígenas infiltrados entre os humanos usam os meios de comunicação de massa para controlá-los. E “eXistenz”, de David Cronenberg, explora o tema dos jogos de realidade virtual.

Os filmes e as discussões propostas durante o cineclube também servirão de base para o curso “Black Mirror: Produção de Subjetividade e Sociedade de Controle”. Nele, a série Black Mirror (Netflix) servirá como pano de fundo para alimentar a discussão e propor a análise da narrativa a partir do pensamento de filósofos contemporâneos. As inscrições serão feitas nos dias do curso.

Foto: Mariana Magalhães

PAPO DE MÚSICO

Hoje, 10, acontece o “Encontro de Músicos”, com Gustavo Kenji e Victor Brites. A ideia é disponibilizar um espaço para músicos da cena local trocarem experiências e discutirem técnicas, tanto do processo de produção quanto de suas histórias pessoais. O projeto é um dos premiados com orientação técnica pelo “Segundo Ato no Mundo”, projeto de empreendedorismo sociocultural promovido pelo do Instituto Entrando em Cena.

SERVIÇO

Todas as programações são gratuitas e acontecem às 19h30 (com exceção do encontro de músicos, que acontecerá às 15h). O espaço está sempre aberto a contribuições voluntárias. A Garaginha do Edith Cultura fica na Rua Cel. João Leme, 229, Centro. Bragança Paulista-SP.

10/08, sábado – Bate-papo: Encontro de Músicos

11/08, domingo – Cineclube: “Nível Cinco”

16, 23 e 30/08, sextas – Curso: “Black Mirror: Produção de Subjetividade e Sociedade de Controle” com Prof. André La Salvia

18/08, domingo – Cineclube: “Eles Vivem”

25/08, domingo – Cineclube: “eXistenZ”

Por: Paula Martins/Anahy Verde

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image