Fotos: Secom
news-details
Religião

Dom Márcio Negreiros é ordenado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo

O Ginásio do Instituto Educacional Coração de Jesus deu lugar, no último sábado, dia 24, a um momento histórico e de profunda emoção para a Igreja Católica. Mais de mil pessoas, entre fiéis, religiosos e autoridades eclesiásticas, participaram da ordenação episcopal de Dom Márcio Antonio Vidal de Negreiros, OSA, nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, na Região Episcopal Santana.

A celebração foi marcada por forte espiritualidade e reuniu familiares, amigos e membros da comunidade que acompanharam a trajetória vocacional de Dom Márcio. O rito contou com a tradicional imposição das mãos e a oração consagratória dos bispos ordenantes: o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo; Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano de Bragança Paulista; e Dom José Domingo Ulloa Mendieta, OSA, arcebispo do Panamá.

Durante a celebração, Dom Odilo destacou o significado da ordenação episcopal para a Igreja. “É um ato muito importante, que mantém a Igreja viva e em constante renovação, com a consagração de um bispo que doou sua vida ao Evangelho”, afirmou.

Dom Sérgio Colombo ressaltou que a trajetória de Dom Márcio está profundamente entrelaçada com a história da Diocese, uma vez que parte expressiva de sua formação religiosa ocorreu na cidade e se consolidou no convívio próximo com o clero e as comunidades locais. Para o bispo diocesano, a escolha do município para a ordenação episcopal carrega um significado especial. “Vivemos este momento com alegria e gratidão, certos de que Dom Márcio continuará sendo um grande evangelizador, agora com uma missão ainda mais ampla”, declarou.

Religioso da Ordem de Santo Agostinho, da Província de Belo Horizonte, Dom Márcio Antonio Vidal de Negreiros tem 57 anos e uma trajetória marcada pela atuação pastoral, formativa e missionária. Natural de Dois Córregos, no interior paulista, iniciou sua caminhada vocacional em Bragança Paulista, no Seminário Menor Santo Agostinho, em 1983. É graduado em Filosofia pela PUC Minas e cursou Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo. Foi ordenado diácono em 1º de maio de 1994 e sacerdote em 5 de novembro do mesmo ano.

Em Bragança Paulista, Dom Márcio construiu vínculos sólidos com a comunidade, especialmente durante os períodos em que atuou como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Sua presença serena, discreta e acolhedora marcou a vida de muitos fiéis e contribuiu para o fortalecimento da ação pastoral local.

Ao falar sobre sua relação com a cidade, Dom Márcio destacou o significado especial do município em sua história pessoal e vocacional e agradeceu o apoio da Prefeitura. “Bragança Paulista foi a cidade que me acolheu quando eu tinha 15 anos, para continuar os estudos. Aqui fiz amizades, acompanhei o crescimento da cidade e foi também aqui que recebi a notícia da minha nomeação”, relatou.

Para ele, a missão episcopal representa um novo horizonte e um chamado especial de Deus. Seu lema episcopal, “Misericordia Benignitate et Humilitate”, traduz um estilo pastoral marcado pela acolhida, pela compaixão e pela humildade, inspirado em Cristo, com o compromisso de promover uma Igreja fraterna, próxima das pessoas e guiada pela misericórdia como critério de discernimento e ação.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image