Fotos: Martin Zenorini
news-details
Cultura

Ecoa realiza evento de encerramento do Projeto Sementeira, com exposição e vivências abertas ao público

No dia 10 de maio, sábado, a partir das 9h, acontece o evento que celebra o encerramento da temporada da exposição de artes visuais interativa “Sementeira”, no Ecoa (Espaço de Convivência e Aprendizado). Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o acervo da exposição, os trabalhos educativos desenvolvidos pela instituição, além de participar de vivências brincantes como coco, ciranda e bumba meu boi, conduzidas pelo Grupo Curiá, que realiza espetáculos brincantes, vivências e oficinas para crianças e famílias, inspirados nas tradições do povo brasileiro, de norte a sul.

A iniciativa faz parte do projeto cultural Sementeira, que promove um diálogo entre literatura, cultura popular e o universo das infâncias para o incentivo à leitura, inspirado pelo conto infantil Tita e a Semente Griô, de Jussara Reis, educadora, idealizadora e coordenadora do projeto. Em sua segunda edição, com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, a exposição foi adaptada para uma versão itinerante, ocupando espaços descentralizados de relevância histórica e comunitária, como associações sem fins lucrativos e escolas públicas. O objetivo é promover o diálogo entre a produção artístico-cultural e a comunidade, valorizando a criação de educadores, crianças e jovens.

Associação sem fins lucrativos fundada em 2007, o Ecoa desenvolve ações socioeducativas para o público infantojuvenil em duas unidades localizadas nas regiões da Penha e Tanque do Moinho, em Bragança Paulista. Na Unidade Parque Ecológico Tanque do Moinho, a coordenação pedagógica é realizada pela pedagoga Mariana Pinheiro, também responsável pela co-produção do Projeto Sementeira na instituição.

EXPOSIÇÃO SEMENTEIRA: COM QUANTAS HISTÓRIAS SE CONSTRÓI UM LIVRO?

Como uma grande colcha de retalhos, esse trabalho teceu, com muitas mãos, os fios das histórias, memórias, registros, pesquisas, mulheres e artes que inspiraram a criação do universo simbólico de “Tita e a Semente Griô”, baseado na natureza, ancestralidade e cultura popular brasileira, proporcionando diálogos com outros trabalhos e diversas participações especiais. Na obra, o encontro entre uma menina e uma semente revela histórias e memórias de tempos diversos: de ontem, de hoje e do amanhã. Tempos guardados pela terra e cultivados por suas raízes, que nos convidam a deixar os pés descalços para trilhar essa fascinante aventura.

A proposta interativa se destaca com jogos, painéis, tenda, espaço para leitura com obras de autores negros e indígenas, além da escultura Serpente Encantada, confeccionada exclusivamente para o projeto pelo artista plástico bragantino Fernando Mucedola e pela costureira Reneide Rosa. Com mais de seis metros de comprimento, ela é um sucesso entre as crianças!

Participam da exposição: Jussara Reis, Fernando Mucedola, Isabella Guizalberti, Angela Maria Dominici Silva, Reneide (A Costureira), Wilson Martins e Réka Dartte. Obras do acervo de Angela Ayni também estarão disponíveis para o público.

VISITAS AGENDADAS PARA GRUPOS

Grupos escolares e de instituições ainda têm a oportunidade de conhecer a exposição no Ecoa – Unidade II (Parque Ecológico Tanque do Moinho) até o dia 9 de maio e participar de uma programação exclusiva, com visitas mediadas e rodas de leitura conduzidas pela escritora Jussara Reis, além de espaço e tempo para o brincar livre ao ar livre.

Agendamentos podem ser feitos com Mariana pelo número: (11) 9 1979-0703.

SERVIÇO

Encerramento da temporada “Sementeira” no Ecoa

Data e horário: 10 de maio, das 9h às 12h
10h: Vivências brincantes com o Grupo Curiá
Endereço: Ecoa – Unidade II: Alameda Quinze de Dezembro, 1.980 – Parque Ecológico Tanque do Moinho, Bragança Paulista-SP (acesso ao lado do portão da Sabesp)

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image