Já estão disponíveis no Vimeo do Edith Cultura os cinco curtas-metragens da terceira parte dos curtas selecionados no “Chamamento de Curtas do Estado de São Paulo”, que foi aberto no início deste ano. Os curtas estarão disponíveis até domingo, 25. No mesmo dia, às 16h, acontece um bate-papo aberto ao público com seus realizadores via Meet, que também será transmitido pelo YouTube.
O chamamento realizado pelo Edith Cultura, selecionou vários curtas-metragens independentes no início de 2021, o que fez com que as exibições precisassem ser divididas partes, sendo essa a terceira. Dessa vez, os títulos em destaque são “Solidão no Fundo da Agulha” (Dir. Olívia Murin), “Tenho fome do que é de mim” (Dir. Endêmica Coletiva), “AMARELO DIAMANTE” (Dir. Paulinho Caruso), “RIO” (Dir. Érica Tessarolo) e “Lapofonia” (Dir. João Italo, Brunno Bimbati, Gabriel Gomes, Diego Galera).
Antes da pandemia, o Edith Cultura realizava sessões presenciais e também chamamentos para mapear produções de cinema independente. Desde 2019, foram realizadas mais de trinta sessões de cineclube, contando com pelo menos 18 convidados para conversas a respeito dos filmes exibidos. Agora, de modo online, as sessões continuam quinzenalmente, sempre trazendo novos filmes e convidados. Em breve, o coletivo também abrirá inscrições para um curso de produção audiovisual.

Uma caixa de negativos é encontrada, suscitando os caminhos de um filme-poema sobre a ressignificação da memória e a busca pelas reminiscências de um tempo quase esquecido.
Acompanha três mulheres latinoamericanas em um percurso no qual corpo, voz e espacialidades friccionam-se ao fomentarem debates acerca da língua, do poder e de suas inter-relações.
Para dançar a rua.
Para inventar novos tempos.
Para ser brutalmente vibrante.
Videoarte inspirado no espetáculo de dança Amarelo Diamante.
Entre o substantivo e o verbo, a fotografia e o vídeo, o desenho e a dança, nas indisciplináveis brechas das linguagens, uma imagem para descansar os olhos e contemplar a impermanência.
Uma experimentação documental, Lapofonia acompanha o bairro da Lapa em São Paulo no ano de 2019. Essa variedade de filmagens inovadoras, complexas e clandestinas fazem um macrocosmo do cotidiano nas cidades do Brasil, celebrando a modernidade, a pluralidade social e cultural do bairro da Lapa.
[Até domingo, 25/07] Os curtas podem ser assistidos no link: https://vimeo.com/showcase/8633428
[Domingo, 25/07, 16h] Participe do bate-papo online com os realizadores através do link: https://meet.google.com/zsf-haeh-gux
ou acompanhe pelo YouTube do Edith Cultura: https://www.youtube.com/c/EdithCultura

0 Comentários