Imagens: Divulgação
news-details
Cultura

Edith Cultura exibe curtas e realiza bate-papo com a cineasta Louise Botkay

Esta semana, o CineGaragem, projeto de cineclube do Edith Cultura, exibe três curtas-metragens da cineasta e artista visual Louise Botkay (RJ). Os títulos “Pena Verde”, “Seiva” e “Metières I II III” estão em cartaz até o final dessa semana, e como complemento da mostra, no domingo, 15, às 16h, Louise estará presente em um bate-papo que será transmitido via YouTube. 

Formada na Escola Nacional de Cinema da França (Femis), Louise Botkay já filmou em diversos lugares mundo afora e teve sua obra muito bem recebida por festivais nacionais e internacionais. Haiti, Nigéria, Chad, França, Holanda e Brasil são alguns dos países por onde realizou filmes desde o ano de 2003, usando mídias variadas, como celular, vídeo e película super-8, reveladas artesanalmente.

Seus trabalhos foram selecionados e premiados em festivais como o Festival de Oberhausen, Semana dos Realizadores, Fid Marseille, Festival Kinoforum, Rencontres Internacionales Paris Berlin, Fespaco e Festival Janela Internacional de Recife. Expôs seus trabalhos em locais como o MAM-RJ, galeria A Gentil Carioca, Christopher Grimes Gallery e Videobrasil. 

“Vertières I II III” e “Seiva” foram filmados no Haiti, enquanto “Pena Verde” se passa no Brasil. Embora aconteçam em espaços distintos, todos os curtas carregam características em comum, deixando explícito o interesse de Botkay em registrar  mundos onde ainda se cultiva a ancestralidade, as sabedorias populares e o pensamento mágico, trazendo em suas imagens provocações sobre os efeitos da colonização e a existência daqueles que continuam resistindo a ela. 

“Vertières I II III”, eleito um dos dez melhores filmes de 2015 pela revista Artforum, é um conjunto de três filmes e parte de uma vídeo-instalação, trazendo imagens de uma escola e outros lugares que remetem ao período em que a autora morou no Haiti. 

“Seiva”, como dito anteriormente, se passa no mesmo país e conta a história de uma jovem que está iniciando suas práticas no Vodu, religião dominante no Haiti.

“Pena Verde”, único curta da mostra que se passa em território brasileiro, registra a dança de uma entidade em uma festa de Caboclo em Itaparica, Bahia. 

SINOPSES

Pena Verde - Dir. Louise Botkay, 2020, 6 min

O chamado novo mundo é uma invenção colonial. A invenção do indigena é a invenção do outro pelo europeu. Assim, reduzem-se as mais diferentes civilizações e culturas a um único termo, a partir de um corte arrogante das mentalidades ocidentais. Na horizontalidade da magia do encontro, num gesto ancestral de resistência e cura, o encanto do Pena Verde dança na festa de Caboclo da casa de seu Cosme, Itaparica, Bahia, Brasil.

Seiva - Dir. Louise Botkay, 2009, 10 min 51 seg, 14 anos

Quando menos se espera, o encontro acontece e traz consigo muitos sonhos, uma adolescente se inicia nos mistérios do Vodu haitiano.

Vertières I II III - Dir. Louise Botkay, 2014, 9 min 36

A batalha de Vertières foi a última antes da retirada do exército de Napoleão do Haiti, que se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe. Botkay apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. Explorando eixos como disciplina/controle, natureza/ternura e ruína/resistência, a obra investiga índices de domesticação e escravidão resultantes dos processos pós-coloniais que marcaram a história do país. Vertières é o nome do bairro na cidade de Cap-Haïtien onde, em 1803, ocorreu a grande batalha que culminou na expulsão do exército de Napoleão do Haiti, o primeiro país do mundo a conquistar sua independência frente às potências colonialistas.

SERVIÇO

Os filmes estão disponíveis para serem assistidos até domingo,15, no Vimeo do Edith Cultura. No mesmo dia, às 16h,   acontece o bate-papo com Louise Botkay, que será transmitido pelo YouTube. 

Para acessar os filmes e canal do YouTube o link é:   https://linktr.ee/edithcultura 

Para saber mais, acompanhe as redes sociais do Edith Cultura:

Facebook: https://www.facebook.com/edith.cultura

Instagram https://www.instagram.com/edithcultura/

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image