news-details
Geral

Edweine Loureiro é premiado no Concurso Literário Mario Quintana

O Sintrajufe/RS (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul) realizou, no dia 27 de outubro, a premiação da 19ª edição dos Concursos Fotográfico e Literário Mario Quintana, em Porto Alegre, com transmissão ao vivo.

O colunista do Jornal Em Dia Bragança, Edweine Loureiro, que é cronista, contista, poeta e professor, ficou em 2º lugar no tradicional concurso literário. Sua editora, Telucazu, teve outros dois integrantes que também estiveram no pódio das categorias.

Neste ano, houve 330 textos inscritos, de concorrentes de 24 estados e até mesmo do exterior, de países como Austrália, Espanha, França, Japão e Portugal. Já em relação às fotografias, foram 116 inscrições de nove estados.

Os três primeiros lugares de cada categoria receberão troféus, e as menções honrosas, placas. No Concurso Fotográfico, os três vencedores na categoria Sintrajufe (para sindicalizados, sindicalizadas e dependentes) também ganharam prêmios em dinheiro.

Os textos vencedores do Concurso Literário Mario Quintana são divididos nas modalidades Regional e Nacional, e integrarão o livro “Mal rompe a manhã” (que contará com uma sessão de autógrafos no dia 11 de novembro, às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul, localizado na Rua Sete de Setembro, 1.020, no Centro Histórico). Dentro das duas modalidades, há três categorias: Conto, Crônica e Poesia.

Edweine ficou com o segundo lugar da categoria Poesia Nacional. O primeiro lugar foi da escritora Viviane Ferreira Santiago e o terceiro, de Lilly Araújo. O cronista conta que os selecionados foram anunciados em setembro e que sua obra inscrita foi um “poema (quase) linear, composto com apenas oito palavras”.

“Fiquei muito feliz! É um prêmio de grande importância na literatura brasileira, um concurso dificílimo. Graças a Deus, é a segunda vez que sou premiado. Em 2016, obtive o primeiro lugar na categoria Crônica Nacional”, revelou o escritor.

SOBRE O AUTOR

Edweine Loureiro nasceu em Manaus e hoje mora no Japão, sendo vencedor de diversos prêmios literários no Brasil e também no exterior. Teve, neste ano, uma crônica publicada no livro didático “Se Liga na Língua”, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. Assina a coluna quinzenal “Crônicas de um Sol Nascente” desde dezembro de 2021 no Jornal em Dia Bragança.

Com uma vasta trajetória na literatura – incluindo concursos literários no Brasil, no Japão, na Espanha e em Portugal – em 2022, Edweine teve dois livros premiados no Concurso Internacional da União Brasileira de Escritores-RJ, recebendo o Prêmio João do Rio (para “Livro de Crônicas”) e o Prêmio Luiz Otávio (para “Livro de Trovas”). Desde 2016, é sócio-correspondente no Japão da Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases).

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image