O premiado escritor e colunista do Jornal Em Dia Bragança, Edweine Loureiro, pretende lançar, no início de maio, um de seus livros mais recentes, Contos de um Brasil Esquecido, publicado pela Editora Folheando, e que foi finalista do Prêmio Uirapuru em 2021.
Com o prefácio da premiada contista Henriette Effenberger, o livro reúne contos, muitos deles dando versões imaginárias à História do Brasil, criadas após um longo trabalho de pesquisa por parte do autor. “Sempre gostei de estudar a História. Sem um conhecimento do passado, torna-se irresponsável dizer que se conhece o tempo presente. Para escrever Contos de um Brasil Esquecido, pesquisei muito sobre eventos marcantes da História brasileira, como a Independência, o movimento republicano no Império, entre outros temas. E o que fiz então? Em vez de reproduzir a História, recriei os acontecimentos com o que poderia ter acontecido (uma espécie de realidade alternativa). Já em relação aos contos com temática social e contemporânea, retratei o ‘outro tipo’ de Brasil por nós esquecidos cotidianamente: o dos seres nas sombras, marginalizados. É um livro do qual muito me orgulho, e que, coincidentemente, teve sua publicação no ano do bicentenário da independência. Creio que agradará os leitores”, conta Edweine.
Entre as situações “hipotéticas”, Edweine reflete, por exemplo, o que teria acontecido se a República não tivesse triunfado e o Brasil ainda fosse um Império, ou se Dom Pedro tivesse sido preso, na tentativa de coroar-se. Assim, o leitor certamente irá se questionar e se deliciar com essa outra visão sobre fatos históricos tão conhecidos e com a forma, às vezes bem-humoradas, outras tocantes, com que o autor conduz seus contos.
O lançamento deve ocorrer no início do próximo mês, pelas redes sociais do autor: https://x.gd/AfiJM e https://x.gd/O1aTj.
0 Comentários