Neste domingo, 13, acontece a eleição suplementar no município de Vargem. Com isso, milhares de eleitores irão às urnas escolher quem serão os próximos prefeito e vice-prefeito para o mandato que irá até dezembro de 2016. A votação acontece das 8h às 17h.
O Jornal Em Dia esteve no Cartório da 298ª Zona Eleitoral na última quinta-feira, 10, e conversou com Glauco Franco Tristini, chefe do órgão. Naquela ocasião, as informações já haviam sido carregadas nas urnas, que estavam sendo lacradas e permaneceriam sob escolta policial até sábado, 12, quando a partir das 14h seguiriam para Vargem.
Glauco informou que como esta eleição é suplementar, um calendário reduzido foi elaborado pela Justiça Eleitoral. E como o pleito é atípico, há algumas particularidades. Uma delas é que o eleitor não poderá justificar sua ausência às urnas, nem nas seções eleitorais em Vargem nem no Cartório da 298ª Zona Eleitoral, em Bragança Paulista, que atende o município. Isso porque a eleição acontece apenas em Vargem. Os eleitores que eventualmente não puderem votar por algum motivo deverão comparecer a um cartório eleitoral em até 60 dias após a eleição para justificar sua ausência ou pagar a taxa correspondente.
Além disso, o chefe do cartório explicou que apenas eleitores com domicílio eleitoral em Vargem até 15 de abril deste ano poderão exercer sua cidadania neste pleito. A legislação eleitoral determina que, em ano eleitoral, os eleitores se inscrevam ou peçam transferência de domicílio eleitoral em até 151 dias antes da eleição para que possam votar.
Neste domingo, 13, os eleitores aptos a votar deverão apresentar o título de eleitor e um documento com foto. A votação acontece nas Escolas Adélio Ferraz de Castro (seções da 1ª a 5ª; 38ª; 69ª), Sargento Sebastião José Monteiro (seções 27ª; 44ª; 49ª; 51ª; 59ª; 67ª; 72ª) e Aparecida de Lurdes Borelli (seções 30ª; 33ª; 36ª; 57ª; 62ª; 64ª). Todas elas ficam na Rua Fioravante Restivo, nos números 165, 171 e 185, respectivamente. A seção especial está instalada na 38ª seção.
Quando a votação for encerrada, os fiscais acompanharão a emissão de boletins de urnas, os quais serão afixados em murais próprios, nas escolas mencionadas. Então, já será possível saber qual a chapa vencedora. Porém, as urnas serão trazidas a Bragança Paulista, onde a apuração oficial ocorrerá. Na 298ª Zona Eleitoral, os dados serão transmitidos ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o resultado oficial seja emitido, o que deve ocorrer por volta das 19h30, na estimativa de Glauco Franco Tristini.
OS CANDIDATOS
São candidatos para esta eleição suplementar em Vargem: Claudinho da Júlia e Angélica do Robertinho, pela Coligação “Vargem com honestidade e simplicidade”, com o número 45; Silas Marques e Célio do Guaraiuva, pela Coligação “Unidos por Vargem”, com o número 55; e Zé Luiz e Vardão Barduíno, com o número 15.
Atualmente, Vargem conta com 6.903 eleitores cadastrados.
0 Comentários