.jpeg)
A propaganda eleitoral tem início no Brasil inteiro a partir de amanhã, e em Bragança Paulista, não será diferente. A partir deste domingo, 27, os mais de 450 candidatos ao cargo de vereador e os quatro candidatos a prefeito, com seus respectivos vices, começam a campanha eleitoral, que neste ano, será distinta das anteriores e desafiadora para os partidos e candidatos.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, os candidatos terão que se adaptar ao novo jeito de fazer as campanhas, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os grupos evitem causar aglomerações de pessoas em qualquer local. Sendo assim, aquela tradicional campanha do “corpo a corpo”, em que os candidatos saíam pelas ruas cumprimentando os eleitores e distribuindo materiais, será pouco utilizada neste ano e a campanha virtual, nas redes sociais, será a grande ferramenta dos partidos e dos candidatos nas Eleições Municipais, marcadas para o dia 15 de novembro.
Vale lembrar que a campanha no rádio e na TV terá início no dia 9 de outubro. O prazo final para término das campanhas é a véspera do pleito eleitoral, no dia 14 de novembro.
NA INTERNET
Nas redes sociais, o candidato poderá pedir expressamente voto, pagar impulsiona-mento e falar das propostas de campanha. De acordo com o TSE, não é permitida a veiculação de propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, nem em sites oficiais, e também é proibida a propaganda paga na internet.
JORNAIS E REVISTAS
A partir de amanhã, até o dia 13 de novembro (antevéspera das eleições), os candidatos, partidos e coligações estão autorizados a fazer anúncios pagos na imprensa escrita, com a respectiva reprodução na internet, de até dez anúncios de propaganda eleitoral em datas diversas, por veículo, no espaço máximo por edição, para cada candidato, partido ou coligação, de 1/8 de página de jornal padrão e 1/4 de página para revista ou tabloide.
CAMPANHA NAS RUAS
Nas ruas, será permitido fazer ações de propaganda como caminhadas, passeatas, carreatas, comício, reunião pública, colocação de mesas para distribuição de material de campanha e utilização de bandeiras ao longo das vias públicas, desde que não dificultem a passagem de pedestres e veículos, entre 6h e 22h.
Cabe ressaltar que a distribuição de brindes como camisetas, chaveiros, bonés, máscaras, canetas ou quaisquer outros materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor são proibidos pelo TSE.
CARRO DE SOM E COMÍCIOS
O uso de alto-falantes ou amplificadores de som em veículos e sedes de partidos ou coligações é liberado das 8h às 22h. A circulação de carros de som e minitrios como meio de propaganda eleitoral deve observar o limite de 80 decibéis de nível de pressão sonora. Os comícios são permitidos das 8h às 24h, mas a Lei das Eleições proíbe a realização de showmício e de evento assemelhado para promover candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.
ADESIVOS NOS CARROS
Os adesivos que serão colocados nos veículos estão liberados. No entanto, eles precisam ser microperfurados até a extensão total do para-brisa traseiro. Em outras posições, são permitidos adesivos com a dimensão máxima de 50cm x 40cm. Lembrando de que a propaganda não pode ser paga, ela deve ser espontânea e gratuita.
COMBUSTÍVEL A CABOS ELEITORAIS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade de votos, que a distribuição de combustível a cabos eleitorais para que participem de carreatas durante a campanha não configura compra de votos.
De acordo com as atas de convenção dos 23 partidos que irão participar das Eleições Municipais em Bragança Paulista no dia 15 de novembro, publicadas no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 459 pessoas concorrerão aos cargos de vereador – 108 a mais que nas Eleições de 2016, oportunidade em que houve 351 candidatos inscritos.
Dos 459 postulantes às 19 cadeiras na Câmara Municipal no próximo ano, 314 são homens e 145 são mulheres.
GRUPO DO ATUAL PREFEITO JESUS CHEDID TEM O MAIOR NÚMERO DE CANDIDATOS A VEREADOR: 200
Os sete partidos que apoiam a candidatura do atual prefeito Jesus Chedid, que tenta a reeleição, somam o maior número, com 200 candidatos, sendo 137 do sexo masculino e 63 do sexo feminino. Eles estão distribuídos desta forma: DEM - 29 candidatos (20 homens e nove mulheres); PSC - 29 candidatos (20 homens e nove mulheres); Patriota - 29 candidatos (20 homens e nove mulheres); PSDB - 26 candidatos (18 homens e oito mulheres); MDB – 29 candidatos (20 homens e nove mulheres); PL - 29 candidatos (19 homens e dez mulheres) e Republicanos – 29 candidatos (20 homens e nove mulheres).
COLIGAÇÃO DO PTB, DO EX-PREFEITO JANGO, TEM 156 CANDIDATOS INSCRITOS
A segunda coligação com maior número de candidatos a vereador é a do ex-prefeito João Afonso Sólis, o Jango, que concorre às eleições majoritárias também com apoio de sete partidos, que somam 156 inscritos, sendo 105 homens e 51 mulheres. Confira:
PTB – 29 candidatos (20 homens e nove mulheres); PSB – 26 candidatos (18 homens e oito mulheres); PV - 29 candidatos (20 homens e nove mulheres); PDT – 18 candidatos (11homens e sete mulheres); Cidadania – 25 candidatos (17 homens e oito mulheres); PSL - 29 candidatos (19 homens e dez mulheres) e PP – Decidiu não indicar candidatos.
BASÍLIO ZECCHINI TERÁ O APOIO DE 92 CANDIDATOS A VEREADOR
O candidato a prefeito, Basílio Zecchini Filho, também recebeu apoio de sete partidos que, juntos, somam 92 candidatos. 65 vagas foram para os homens e 27 foram reservadas para as mulheres. Veja como ficou a distribuição:
PSD - 29 candidatos (20 homens e nove mulheres); Podemos – 24 candidatos (17 homens e sete mulheres); Avante - nove candidatos (sete homens e duas mulheres)
PTC - 24 candidatos (17 homens e sete mulheres); DC – Seis candidatos (quaro homens e duas mulheres). Os partidos Pros e PRTB,até o fechamento desta edição, não tinham nenhum candidato a vereador constando na ata.
PSOL DE BRAGANÇA TERÁ APENAS UMA CANDIDATA NA CHAPA PROPORCIONAL
O PSOL de Bragança, que tem o professor Adalberto LetícioAlessandri como candidato majoritário, não fez coligação com nenhum outro partido e, por isso, decidiu disputar as eleições proporcionais com apenas uma candidata mulher na chapa.
PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT) CONCORRE COM DEZ CANDIDATOS
Os outros dez candidatos são do PT (Partido dos Trabalhadores), que não lançou candidato a prefeito e vice, e vai disputar o pleito eleitoral em novembro com chapa de vereadores com dez candidatos, sendo sete homens e três mulheres.
De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, a Justiça Eleitoral deve receber 630 mil pedidos de registro de candidatura
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos e as coligações têm até às 19h deste sábado, 26, para apresentar à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus respectivos candidatos. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h. O prazo está previsto no artigo 11 da Lei nº 9.504/1997.
O presidente do órgão, ministro Luís Roberto Barroso, informou, na quinta-feira, 24, que a Justiça Eleitoral deve receber 630 mil pedidos de registro de candidatura em todo o país. O número se refere aos candidatos indicados em ata pelos partidos, dos quais 280 mil já concluíram todas as etapas iniciais do registro e constam do DivulgaCand Contas (sistema que controla os registros).
Para o presidente do TSE, os números indicam que “a pandemia não arrefeceu o ânimo de participação dos candidatos” e da sociedade, uma vez que houve acréscimo no número de mesários voluntários que se apresentaram, revelando um aumento expressivo em relação às Eleições de 2016. Segundo ele, isso “demonstra o desejo de participação democrática da população brasileira, mesmo com os cuidados que se impõem”.
O ministro Barroso pediu aos partidos e candidatos que não deixem para enviar o pedido de registro na última hora, a fim de evitar o congestionamento dos sistemas.
EM BRAGANÇA

Até o fechamento desta edição, a reportagem do Jornal Em Dia apurou, no sistema que controla os registros do TSE, que três partidos haviam protocolado o pedido de registro de candidatura majoritária. Trata-se do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) que tem como nomes Adalberto Letício Alessandri (candidato a prefeito) e Rodrigo Mendes Rodrigues (candidato a vice-prefeito). O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que tem o ex-prefeito João Afonso Sólis, o Jango, como candidato majoritário da chapa denominada “Unidos por Bragança” e Gustavo Sartori como vice-prefeito. E o DEM (Democratas) que tenta a reeleição do prefeito Jesus Chedid e do vice Amauri Sodré pela chapa "Juntos fizemos muito, juntos faremos mais". Os três pré-candidatos ainda estão aguardando julgamento.
Já para a chapa proporcional (vereadores), apenas cinco partidos haviam feito os registros de candidaturas de seus respectivos candidatos. São eles: PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PDT (Partido Democrático Trabalhista), PSL (Partido Social Liberal), PL (Partido Liberal) e Republicanos.
A nova composição da Câmara Municipal de Bragança Paulista para o mandato 2021/2024 terá ao menos dois integrantes novos. Isso porque a vereadora e atual presidente da Casa, Beth Chedid, não participará das eleições deste ano como candidata. Basílio Zecchini Filho também não participará do pleito como edil, pois se candidatou para prefeito e não tem chances de retornar como vereador durante os próximos quatro anos.
Por outro lado, alguns “velhos conhecidos” da política bragantina, que já figuraram entre os vereadores eleitos da cidade, se candidataram novamente e buscam a vitória no dia 15 de novembro para voltar a fazer parte do Legislativo bragantino a partir do ano que vem. Confira quem são eles:
Miguel Lopes: Já foi vereador no município por quatro mandatos: 2001/2004; 2005/2008; 2009/2012 e 2013/20016.
Dito do Ônibus:Concorre em mais uma eleição e busca seu quinto mandato. Ele foi vereador em quatro oportunidades: 1996/2000; 2001/2004; 2005/2008 e 20013/2016.
Arnaldo Carvalho Pinto: Eletambém busca seu quinto mandato, poisfoi vereador no município nos anos de: 1988/1991; 1992/1995; 1996/1999 e 2009/2012.
Professor Régis Lemos: Tem três mandatos como vereador: 1992/1995; 2001/2005 e 2009 a 2012, quando foi suplente e assumiu a vaga deixada por Wanderley da Farmácia, que renunciou ao mandato.
Gi Borboleta: Tem no currículo a fidelidade ao Grupo Chedid, e legislou na Câmara de Bragança por três mandatos: 2001/2004; 2005/2008 e 2013/2016.
Ronaldo Salles Teixeira: O ex-presidente da Câmara de Bragança Paulista, busca seu terceiro mandato. “Ronaldinho Teixeira” fez parte do Legislativo bragantino nos mandatos de 2001/2004 e 2005/2008.
Outros candidatos que estão na disputa deste ano e pretendem voltar a assumir uma cadeira na Câmara são: Noi Camilo (2013/2016), Rafael Oliveira (2013/2016), Leo Pereira Arantes (2013/2016), Orivaldo Felício (2001/2004) e Marçal da Farmácia (1996/1999).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os limites de gastos que os candidatos aos cargos de prefeito e vereador terão durante as campanhas das Eleições Municipais de 2020.
Em Bragança Paulista, onde não acontecerá o segundo turno, os candidatos a prefeito poderão gastar até R$ 812.871,24 nas campanhas. Já os candidatos que forem disputar uma cadeira na Câmara Municipal têm o limite de gastos fixado em R$ 70.915,88.
Os valores estabelecidos podem ser consultados no site do TSE e no sistema DivulgaCandContas.

No último dia 16, durante convenção do Partido Democratas (DEM), de Serra Negra, foram confirmados os nomes de ElmirChedid e Antônio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo) para candidatos a prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais, que acontecerão em 15 de novembro.
Ambos são muito experientes e têm no currículo trabalhos como gestores públicos. Além disso, contam com o apoio de diversas lideranças político-partidárias com atuação no estado e no governo federal.
No município de Serra Negra, o Partido Democratas conta, ainda, com o apoio do PSC, PSDB e PTB.
ElmirChedid é advogado, empresário e irmão gêmeo do deputado estadual Edmir Chedid, que esteve presente na convenção juntamente com seu filho, Victor Hugo Chedid.
Além de já ter sido prefeito de Serra Negra, Elmir atuou como assessor especial e chefe de gabinete da Prefeitura de Bragança Paulista. Também foi suplente de conselheiro do Tribunal de Contas do estado de São Paulo (TCE-SP) e presidente do Conselho das Estâncias Paulistas.


No último dia 12, em convenção partidária, o Partido Democratas (DEM) oficializou o nome do atual prefeito Lauro de Lima como pré-candidato a reeleição para a Prefeitura de Pinhalzinho-SP, e do vereador Ricardo do Jove (DEM) a vice-prefeito, em chapa única do partido, chamada “Experiência e Honestidade”.
O grupo contará, ainda, com outros 14 nomes como pré-candidatos a vereador, que possuem forte ligação com a política local e realizam diversos trabalhos de liderança junto aos moradores, nas mais diversas áreas da zona urbana e rural do município.
APOIO DO ATUAL VICE, ANTÔNIO CARLOS FRANCO
Apesar de não lançar seu nome no atual pleito eleitoral, o atual vice-prefeito, o empresário Antônio Carlos Franco, informou que dará “apoio incondicional” ao nome de Lauro de Lima para assumir, pela quinta vez, a cadeira de chefe do Executivo Municipal em Pinhalzinho.
“UNIÃO E TRABALHO EM CONJUNTO”
Durante sua fala, o atual prefeito e candidato à reeleição, Lauro de Lima, afirmou que seu grupo político é “coeso e unido”. “A união e coesão de todos em torno de um mesmo pensamento levará a Pinhalzinho de hoje a seguir rumo ao progresso com os pés no chão e olhar para o futuro”, declarou.
O nome do pré-candidato à reeleição contará com o apoio de diversas autoridades e de importantes lideranças políticas nas esferas estadual e federal, como o do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) e de deputados federais, que ao longo dos últimos quatro anos, foram parceiros de sua administração.
PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR NA CHAPA: “EXPERIÊNCIA E HONESTIDADE”
Cíntia, neta do Al, Cristiane da Laza, Elisângela, Glorete, Sueli Moreira, Édson Godoi, Kiota, Gu, Felipe Godoi, Zete, NêTurela, Pedrinho dos Cunhas, Valdemar da Farmácia e Márcio da Costura.
0 Comentários