news-details
Em Dia Com a Política

Em Dia com a Política

TSE suspende novamente análise de ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

 

Um pedido de vista apresentado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, adiou novamente a análise do pedido da oposição que visa à cassação da chapa vencedora nas eleições gerais de 2018, composta por Jair Messias Bolsonaro e Hamilton Martins Mourão. O julgamento, que teve início em novembro de 2019, foi retomado na última terça-feira, 9, e com o pedido de vista do ministro Moraes, não há data para ser concluído.

A chapa Bolsonaro-Mourão é acusada de abuso eleitoral por envolvimento com um grupo virtual denominado “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, que reunia mais de 2,7 milhões de pessoas, e sofreu ataques de hackers, que alteraram o conteúdo da página. As interferências atingiram o visual e até mesmo o nome da página, que foi modificado para “Mulheres com Bolsonaro #17”, e passou a compartilhar mensagens de apoio aos então candidatos e conteúdos ofensivos, bem como excluir participantes que os criticavam. Três ministros votaram pela realização de perícia a pedido da defesa, e dois rejeitaram reabrir fase de coleta de prova. Restam, ainda, os votos de Alexandre de Moraes e do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

BASTIDORES DA POLÍTICA BRAGANTINA

Gustavo Sartori, presidente do diretório municipal do PSB (Partido Socialista Brasileiro),e o vereador Sidiney Guedes, recém-filiado ao Patriota, foram flagrados tomando café da manhã juntos, na última quarta-feira, 10, em um estabelecimento comercial na Avenida José Gomes da Rocha Leal, em Bragança Paulista. Nem mesmo a pandemia do novo corona-vírus impede os políticos de se reunirem para comentar como andam os bastidores da política bragantina!

DIRCE GUIMARÃES DEIXA O MDB E FILIA-SE AO PV

Nesta semana, a Coluna Em Dia Com a Política recebeu a informação de que Dirce Guimarães deixou o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido que compõe o Grupo Chedid, e se filiou ao Partido Verde (PV), dos vereadores Marcus Valle e Quique Brown. A coluna consultou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e teve acesso à certidão de filiação da colunista do Bragança Jornal. Em contato com o presidente do PV, Marcelo Perrone, ele confirmou a informação da filiação de Dirce e disse também que ela é uma provável pré-candidata à vereadora nas Eleições Municipais deste ano. Boa sorte, Dirce!

BOLSONARO DESCUMPRE MAIS UMA PROMESSA DE CAMPANHA!

O presidente Jair Bolsonaro prometeu, na campanha eleitoral de 2018, que caso ele vencesse, seu governo teria apenas 15 ministérios, e que não negociaria de jeito nenhum com partidos conhecidos como “Centrão”. E não é que Jair está fazendo tudo ao contrário? Na quarta-feira, 10, ele fez um desmembramento do Ministério da Ciência e Tecnologia e recriou a pasta das Comunicações, que terá como ministro o deputado Fábio Faria, que pertence ao PSD (Partido Social Democrático), do Rio Grande do Norte, que é presidido pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que se tornou réu em 2019, em um processo por improbidade administrativa por irregularidades na licitação e contratação do serviço de inspeção veicular. O PSD é um dos partidos que compõem o grupo do “Centrão”. Agora, são 23 ministérios no governo Bolsonaro, e há quem diga que vem mais um por aí: o Ministério da Segurança Pública. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

VICE-PROCURADOR-GERAL ELEITORAL DEFENDE REALIZAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NA DATA PREVISTA

O vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, voltou a defender a realização das Eleições Municipais nas datas previstas em calendário, nos dias 4 e 25 de outubro, mesmo diante do cenário que o país vive devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A manifestação foi enviada aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, por meio de ofício, na última terça-feira, 9. Já o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, vem se reunindo com profissionais da saúde e com a cúpula do Congresso Nacional, para discutir questões sobre a Covid-19 e a possibilidade de adiamento das eleições. Para que haja qualquer mudança no calendário eleitoral, o Congresso precisa aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Assessoria esclarece liberação de recursos para habilitação de leitos de UTI na Santa Casa

Na última edição do Jornal Em Dia, foi publicada uma matéria que afirmava que a Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista foi beneficiada com recursos extraordinários para a habilitação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica e adulta, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a pedido do deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) ao secretário de estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira. A publicação ainda informava que os leitos da Santa Casa de Bragança haviam sido habilitados temporariamente para essa finalidade.

Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, a informação não procede, pois até o momento, o hospital não recebeu os recursos mencionados e não houve alterações nos leitos de UTI. Para esclarecer o assunto, a assessoria de imprensa do deputado enviou uma nota ao Jornal Em Dia. Confira na íntegra:

“Em relação à reportagem “Deputado Márcio Nakashima comemora recursos para equipar leitos de UTI da Santa Casa”, publicada no Jornal Em Dia, no dia 6 de junho, o deputado Márcio Nakashima, por meio de sua assessoria de imprensa, reitera seu compromisso com a busca de recursos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 de forma a contribuir com os municípios que já enfrentam colapso no atendimento à população. O deputado solicitou à Secretaria de Estado da Saúde recursos extraordinários para habilitar leitos em mais de 40 hospitais, entre eles, a Santa Casa de Bragança. Esclarece que o município de Bragança Paulista foi incluído na quarta remessa de ampliação dos leitos, portanto, devem ser habilitados nos próximos dias”.

A reportagem ressalta que permanece à disposição para maiores esclarecimentos das partes envolvidas.

Marcus Valle pede a criação de central para denúncias e atenção para saúde mental

O vereador Marcus Valle voltou a cobrar da Prefeitura uma central para o atendimento de denúncias e demandas da população. Durante sua fala, na sessão dessa terça-feira, 9, ele retomou a importância desse serviço, que serviria para auxiliar o Executivo no período da pandemia, com a concentração de informações, além de atender outras demandas, como denúncias de poluição sonora.

 “As pessoas me pedem muito por um canal como esse. Sempre me falam: quando ligo para apresentar uma queixa fica um ‘empurra-empurra’. Se ligo na Guarda Civil Municipal me mandam ligar na Polícia Militar, e vice-versa. Precisamos ter uma central. Sabemos também das dificuldades de contato com a Administração aos finais de semana e de noite”, comentou.

 Na sequência, afirmou: “Essa central poderia atender fatos ligados à Covid-19, por exemplo, com a denúncia de aglomerações, festas, e até mesmo outros temas, como poluição sonora, saúde pública, segurança. Essa central encaminharia como tratar com rapidez o atendimento junto aos órgãos competentes”, sugeriu.

 O vereador também reiterou a cobrança para que o município dê atenção aos atendimentos de saúde mental. “Está comprovado que as pessoas têm tido mais insônia, estresse, preocupação com o futuro, gatilhos que pioram e agravam situações psicológicas e precisam do serviço. Há estudos que afirmam que, neste período, as pessoas engordaram em média 2 kg e consomem mais remédios tarja preta. São dados que busquei em literatura científica, não é fake news. Temos sérios problemas realmente, aumento de divórcios e separações, por exemplo, porque as pessoas estão em casa, isoladas. O ambiente em casa muitas vezes é pequeno, tem questões do trabalho, desemprego, diversos cenários. É natural que surjam conflitos. Precisamos de apoio dos serviços da equipe de saúde mental”, pontuou.

OUTRAS INDICAÇÕES

Marcus informou, ainda, que apresentou um pedido de informações sobre a recente instalação de diversos radares na cidade. O vereador quer saber se houve estudos técnicos. Ainda no tema mobilidade urbana, o vereador cobrou ações efetivas para trechos perigosos do município, como o cruzamento da Rua Rinzo Aoki com a Alameda XV de Dezembro.

 “Prometeram, prometeram e até agora nada se resolveu. E olha que a Administração tem trabalhado bastante durante a pandemia em obras e recapeamento asfáltico. Existem alguns problemas crônicos que ainda precisam de atenção, como esse trecho, a entrada da Serrinha, o trevo de Tuiuti, a passarela do Jardim da Fraternidade, entre outros sempre apresentados pela Câmara”, finalizou.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image