news-details
Crônicas de um Sol Nascente

EM DIA COM O JAPÃO

No dia três de agosto de 2019, estreava no Jornal Em Dia a coluna “Crônicas de um sol nascente”. Uma história que começara, na verdade, uma semana antes, quando recebi uma mensagem de minha querida amiga, a escritora Henriette Effenberger, comunicando-me que havia conversado com a jornalista Ana Paula Oliveira Estevam a respeito de minhas crônicas no “Correio do Porto” (Portugal). E, depois disso, tudo ocorreu de modo muito rápido: entrei em contato com Ana Paula, que, amável, orientou-me sobre processo de publicação da coluna, apresentando-me para a equipe do Jornal Em Dia: incluindo o hoje querido amigo Joel Rodrigues Castilho, editor e um dos fundadores do jornal. De modo que, no dia três de agosto, era publicado o texto inaugural – intitulado “Dialogando com o Japão” –, com a proposta de apresentar aos leitores um pouco do Japão do século vinte e um.

E, desde então, é isto que eu tenho tentado fazer: desconstruir a visão estereotipada (e até mística) de que nós, ocidentais, costumamos ter em relação à Terra do Sol Nascente, para construir uma nova ponte, uma nova forma de ver o país. Como ocorreu por exemplo com o texto “Sutil Rebeldia”, em que tentei mostrar que, não, nem sempre os japoneses são seguidores de regras e padrões comportamentais. Ou com a crônica “Alguns mitos...”, na qual procurei esclarecer algumas ideias equivocadas do Ocidente em relação à sociedade japonesa.

Claro que, durante esse tempo, minhas crônicas também retrataram as belezas nipônicas: seus festivais, as cerejeiras e seus templos – somente para citar algumas das imagens mais típicas que se têm do país. No entanto, meu objetivo principal era (e continua sendo) apresentar aos leitores esse Japão transformado e multifacetado do novo milênio. O Japão dos jovens “ocidentalizados”. O Japão dos estrangeiros que, como eu, constituindo aqui suas famílias, criaram uma nova geração de “japoneses miscigenados”. O Japão em que a mulher, aparentemente submissa, tem mais força no núcleo familiar (e, por extensão, na sociedade) do que se imagina. Ou, ainda, um Japão onde, sim, também há problemas sociais graves, tais como: o crescente número de moradores de rua; o “bullying”; a depressão; e o suicídio.

Se estou cumprindo meu objetivo de edificar essa ponte com o Japão, só os leitores podem dizer. Mas, independentemente dos elogios ou críticas recebidas, uma coisa é certa: tenho colocado em cada um de meus textos uma dose dessa paixão e gratidão que eu tenho pelo país que, desde 2001, tem sido o meu lar – a terra de minha esposa e, agora, do meu filho, Endi, o “meu pequeno Sol Nascente”. E, se essa paixão conseguir contagiar os meus leitores, então, certamente, já cumpri a minha missão.

Ah, sim, falando em contágio... Durante o meu primeiro ano de colunista no Jornal Em Dia, o Japão também sofreu com a pandemia. Mas esse é um tema que hoje não cabe na coluna “Crônicas de um sol nascente”: cujo espaço, nesta data de oito de agosto de 2019, quero dedicar somente à celebração e aos agradecimentos.

Obrigado, pois, aos queridos leitores e à equipe do Jornal Em Dia, por essa oportunidade de escrever a respeito de minhas experiências na Terra do Sol Nascente. Arigatou, Japão, e obrigado, Brasil!

Daqui a quinze dias estarei de volta: e tomara que seja com uma crônica sobre a descoberta de uma vacina contra o novo coronavírus. Ou qualquer outro texto que fale a respeito dessa alegria que é ESTAR VIVO... seja onde for.

 

***

EDWEINE LOUREIRO nasceu em Manaus (Amazonas-Brasil) em 20 de setembro de 1975. É advogado e professor de idiomas, residente no Japão desde 2001. Premiado em mais de quatrocentos concursos literários no Brasil, na Espanha e em Portugal, é autor dos livros “Sonhador Sim Senhor!” (2000), “Clandestinos” (2011), “Em Curto Espaço” (2012), “No mínimo, o Infinito” (2013), “Filho da Floresta” (2015), “Trovas escritas no tronco de um bambu” (2018), “Gotas frias de suor” (2018) e “Centelhas” (2019). É sócio correspondente no Japão da Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases).

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image