A equipe masculina de xadrez da Escola Estadual José Guilherme alcançou um feito histórico ao conquistar o primeiro lugar na categoria Sub-14 da final estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), realizada entre os dias 14 e 20 de agosto, em Águas de Lindóia.
O grupo de estudantes, formado por Luís Eduardo Cardoso, Arthur Vasconcellos, Ruan Araújo e João Vitor Cipriani, demonstrou disciplina, concentração e espírito de equipe para trazer para Bragança Paulista o título de campeã estadual.
Segundo a diretora da escola, Juliana Prado, a conquista é fruto de um trabalho contínuo que começou há alguns anos com a professora Rita Regina Cortelli Doro. “O projeto foi pensado em parceria com a equipe gestora e membros da comunidade escolar, com o objetivo de aprimorar o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas, o pensamento estratégico e a concentração. Além disso, o xadrez promove paciência, perseverança, tomada de decisões sob pressão e o desenvolvimento da autoestima. Esses valores se refletem na vida pessoal e profissional dos estudantes e dialogam diretamente com a proposta pedagógica de nossa escola”, destacou.
.jpg)
Foto: PEC Josi – URE BPT
Ainda de acordo com Juliana, a modalidade cresceu dentro do ambiente escolar, tornando-se uma forte referência. “Ao longo dos anos, os alunos se engajaram em campeonatos internos e externos, conquistando vários troféus e medalhas. Hoje, o Clube Juvenil de Xadrez é motivo de orgulho para todos nós, especialmente porque continua sendo apadrinhado pela professora Rita, que mesmo aposentada segue colaborando de forma voluntária com nossos estudantes”, completou.
A cerimônia de premiação contou com a presença de representantes da Unidade Regional de Ensino de Bragança Paulista, entre eles, David Martignago Fachim (CGPG), Andresa M. Seballo Estevam (COE), a professora Priscila Frazão e a PEC Josi, além da diretora da unidade e da professora madrinha Rita Doro.

Foto: PEC Josi – URE BPT
O retorno dos campeões à cidade também foi marcado por homenagens: ao chegarem à Escola Estadual José Domingues, os jovens medalhistas foram recebidos com festa pela comunidade escolar.
***
0 Comentários