Uma parceria entre o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) e o Município de Atibaia, por meio da Casa de Atenção à Saúde da Mulher (CASAMAR), vai viabilizar a distribuição e o recebimento de leite humano pasteurizado para os bebês internados na UTI neonatal do hospital. Os serviços terão início em agosto e devem garantir o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.

A colaboração entre as instituições foi oficialmente firmada no final de junho, durante reunião realizada no próprio hospital. A previsão é de que as atividades sejam iniciadas em agosto, quando a CASAMAR começará a fornecer leite para o lactário do HUSF. Para fracionar o leite materno recebido, as nutricionistas do hospital passaram por capacitações específicas, a fim de garantir a qualidade do alimento. Além disso, a própria CASAMAR realizará acompanhamentos in loco a cada 3 meses, de modo a orientar as profissionais.
.jpg)
O trâmite para a concretização dessa parceria é discutido desde a inauguração da CASAMAR, em 2023, e leva em consideração o atendimento prestado pelo HUSF às gestantes de alto risco da Região Bragantina. Pertencente ao Município de Atibaia, a CASAMAR é um ambiente de acolhimento e tratamento da saúde da mulher que abriga o banco de leite materno, distribuído às UTIs neonatais e indicado para os bebês que não podem ser amamentados ou que precisam de complemento.
É importante reforçar que o leite materno segue rigorosas normas de higiene e controle de qualidade para garantir que seja seguro e adequado para os recém-nascidos: desde a triagem das doadoras, coleta e armazenamento do leite cru até a classificação, pasteurização, resfriamento, teste microbiológico, armazenamento e distribuição. Todo o processo será realizado pela CASAMAR, que oferecerá o leite já pronto para a UTI neonatal do HUSF.
***
0 Comentários