Pacientes estão sendo transferidos para cidades fora da região e há 11 em fila de espera para internação
Com UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermarias lotadas e com o aumento significativo de mortes por Covid -19 em Bragança, a prefeitura realizou pronunciamento na manhã desta segunda, 1º, para dar detalhes do decreto assinado pelo prefeito Jesus Chedid.
O decreto já havia sido anunciado no domingo, pelo secretário de educação Adilson Condesso, que entrou ao vivo pelo canal da prefeitura no facebook para informar que suspenderia, a partir de hoje, as aulas de todas as escolas da cidade, tanto da rede municipal, quanto da estadual e particular.
Até a próxima segunda, 8, o município permanece em fase vermelha, com possibilidade de prorrogação. O aumento da contaminação pelo novo coronavírus e a gravidade dos casos, de acordo com a secretária de saúde, Marina de Oliveira, é o que fez com que fosse tomada a decisão pelo endurecimento das medidas restritivas.
Segundo a secretaria, a situação é gravíssima. Além de vários pacientes precisarem ser transferidos para hospitais fora da região, 11 pessoas estão aguardando vagas para internação.
FESTAS E PROIBIÇÃO DE VENDA DE BEBIDAS
Marina enfatizou sobre a necessidade de que todos façam sua parte para conter a disseminação do vírus: “Todos precisamos nos conscientizar que temos que usar máscaras, que temos que fazer a higienização das mãos, que temos que manter distanciamento”.
Sobre as festas, ela foi categórica: “E para aqueles que estão indo em festas, é um absurdo isso! Nesse final de semana, nós tivemos que fechar vários locais, lotados de pessoas sem máscara, consumindo bebidas, abraçando um ao outro. Isso é igual a contaminação. Isso é irresponsabilidade!”
Como forma de tentar conter as aglomerações causadas pelas festas, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana, a partir de sexta-feira. A medida vale para todos os estabelecimentos, inclusive supermercados.
Para que isso aconteça, de fato, a fiscalização será efetiva. Fiscais da vigilância sanitária continuarão nas ruas, inclusive no período noturno, para coibir o descumprimento do decreto, como ocorreu na semana passada, em que diversas pessoas foram multadas por não estarem usando máscaras.
A população pode contribuir com a fiscalização denunciando festas, venda de bebidas alcoólicas e outras irregularidades ligando para a GCM (Guarda Civil Municipal) no número 153.
Todas as orientações referentes ao decreto Decreto Municipal podem ser conferidas na cartilha disponibilizada no portal da prefeitura, pelo link
0 Comentários