Termina neste sábado, 13, a 14ª edição da Campanha Sangue Corinthiano, mas ainda dá tempo de participar! A intenção dos organizadores é atrair torcedores de times de futebol para essa ação solidária, não apenas aqueles que torcem pelo Corinthians, e assim, fortalecer o estoque de sangue do Hemonúcleo do Husf (Hospital Universitário São Francisco).
Quem desejar participar da campanha deve se dirigir até o Hemonúcleo do Husf neste sábado, das 7h30 às 13h. O estacionamento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo número: (11) 2490-1130.
A CAMPANHA
A Campanha Sangue Corinthiano é um projeto nacional, idealizado e promovido pela torcida corintiana, usando a força e união da Fiel para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Em Bragança Paulista, a campanha chega à sua 14ª edição, com a organização do torcedor do Corinthians, Paulo Rocha, que ao longo desses anos, vem recebendo o apoio dos torcedores do Timão, mas também conta com a adesão de torcedores de outros clubes, afinal, a causa é nobre e a preferência pelo time de futebol não pode ser impeditivo para fazer a boa ação.
“As pessoas precisam se conscientizar que cada doação pode salvar a vida de até quatro pacientes, acidentados, pessoas com câncer, em cirurgias e crianças prematuras. Por isso é hora de cuidarmos uns dos outros”, fala Paulo Rocha.
QUEM PODE DOAR
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar descansado, não estar em jejum, mas ter feito uma alimentação leve, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não estar grávida, amamentando ou ter feito parto ou sofrido aborto há menos de três meses, não estar com febre, gripe ou resfriado, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses, não ter antecedentes de hepatite, doença de chagas ou sífilis, não ter comportamento de risco para Aids, nem ser usuário de drogas, e aguardar um ano para a doação após tatuagem ou piercing.
Homens podem doar a cada 60 dias, totalizando até quatro doações ao ano. Mulheres podem fazer até três doações por ano, num intervalo de pelo menos 90 dias.
Vale informar que a doação de sangue não oferece risco aos doadores, pois todo o material utilizado para coletar o sangue é descartável. Além disso, a doação não engorda, porque nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia; não afina nem engrossa o sangue; não vicia e não causa prejuízo à saúde. Em dois ou três dias, o organismo já repõe boa parte do sangue retirado, não trazendo nenhum tipo de malefício ao doador e ao receptor.
0 Comentários