Foto: Secom
news-details
Solidariedade

Entidades bragantinas realizam palestras sobre a prevenção do suicídio

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, instituído no Brasil em 2015. Além de um mês todo dedicado à causa, no dia 10, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema, sendo organizados eventos e caminhadas, durante este mês, alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros, a fim de chamar a atenção para a importância de discutir o tema e promover ações a respeito.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil vem realizando campanhas de conscientização, pois, no país, há uma estimativa de 14 mil casos por ano, causando o suicídio de, em média, 38 pessoas por dia. Para que esses números possam diminuir, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional para prevenir o suicídio por meio do telefone 188.

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com o ano de 2021. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança, divulgado em julho. Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. O país teve oito suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.

Para o professor Antônio Augusto Pinto Junior, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), este aumento tem relação com os efeitos da pandemia de Covid-19, que resultou em aumento do desemprego e precarização das condições de trabalho.

Nesta semana, a ONG Rendar, que realiza atendimento à mulher vítima de violência e ações de combate à violência contra a mulher, realizou uma palestra sobre o Setembro Amarelo com o psicólogo Antonio Danelon de Moraes. 

Já neste sábado, 16, a Associação dos Psicólogos de Bragança Paulista e Região (APSIBRAP) realiza a palestra “Acolher e compreender o sofrimento existencial – Prevenção e Posvenção do Suicídio”. A iniciativa ocorre em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.

O encontro acontecerá às 8h30 na Fesb, localizada na Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770, na Penha. A palestrante será a psicóloga Andréa de Oliveira Leite.

Os participantes poderão contribuir doando latas de leite Nan ou outras marcas. Para se inscrever, acesse o link:  https://forms.gle/3ssd4SR99KiBNTjZ6 .

E finalizando o mês, no dia 30, a psicóloga Ercilia Zilli apresentará a palestra “Depressão e Suicídio”, às 20h, na Casa da Bênção. A entidade fica localizada na Avenida Eusébio Savaio, 995, no Jardim Santa Libânia. A entrada é gratuita, mas quem desejar poderá doar 1kg de alimento não perecível. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 9 9744-0267.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image