news-details
Especial

Entrevista: a atual situação do Carnaval de Bragança sob o olhar de Cleber Centini

O Carnaval de Bragança Paulista já foi considerado um dos melhores e mais competitivos do interior de São Paulo. Em 2007, por exemplo, dez escolas de samba participaram dos desfiles: 9 de Julho, Dragão Imperial, Acadêmicos da Vila, Unidos do Lavapés, Império Jovem, Unidos das Águas Claras, Caprichosos Saada Abi Chedid, Mocidade Júlio Mesquita, Gaviões de Ouro e Sociedade Cultural Fraternidade. Naquela época, as escolas foram divididas em dois grupos: especial e acesso.

No entanto, ao longo dos anos, o Carnaval de rua na cidade, com os desfiles das escolas de samba, foi perdendo força. E para piorar a situação, em 2021 e 2022, os desfiles carnavalescos foram suspensos em Bragança devido à pandemia da Covid-19.

Este ano, apenas três escolas terão a oportunidade de desfilar, uma sombra do que costumava ser. E entre as ausências mais sentidas está a da 9 de Julho, a maior ganhadora de títulos do Carnaval bragantino e atual tricampeã (2019/2020/2023), o que faz dessa agremiação uma presença marcante no cenário carnavalesco bragantino.

Para entender melhor os desafios enfrentados pelo Carnaval de Bragança e projetar seu futuro, o Jornal Em Dia Bragança entrevistou Cleber Centini, atual presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista (Liesb), que também é o patrono e um dos fundadores da Grêmio Recreativo Faculdade do Samba Dragão Imperial. Cleber não é apenas um líder no mundo do samba, mas também um defensor incansável da rica tradição carnavalesca da cidade, seja como presidente de escola, presidente da Liga ou secretário de Cultura e Turismo, cargo que exerceu por muitos anos no município.

Nesta entrevista exclusiva, Centini compartilha suas perspectivas sobre a atual situação do Carnaval de Bragança Paulista, traz detalhes dos bastidores e compartilha suas expectativas para o evento. Confira!

Jornal Em Dia: Para começar, presidente, você poderia nos falar um pouco sobre a Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista e o seu papel na promoção do Carnaval na cidade?

Cleber Centini: A Liga foi fundamental para o crescimento consciente do nosso Carnaval. Pudemos nos organizar melhor, trouxemos parcerias mais fortes e um formato mais fácil para formalizar o Carnaval junto à Prefeitura.

Jornal Em Dia: Com relação ao Carnaval de 2024, houve alguma inovação ou mudança significativa na organização em comparação com anos anteriores?

Cleber Centini: A mudança mais significativa está sendo na questão das notas, que serão dadas pelos jurados. Até o ano passado, elas eram fracionadas em 0,25 décimos e, a partir deste ano, passam a ser fracionadas em unidade, ou seja, 0,01.

Jornal Em Dia: Com apenas três escolas na disputa (Dragão, Vila e Lavapés), o que podemos esperar do tradicional Carnaval bragantino neste ano?

Cleber Centini: Temos a certeza de que, embora a quantidade de escolas tenha diminuído de quatro para três, a qualidade dos desfiles será superior à do ano passado, pois as escolas, mesmo com pouco tempo, estão conseguindo executar um grande trabalho.

Jornal Em Dia: Falando agora sobre a atual campeã do Carnaval de Bragança, a 9 de Julho, ela não desfilará neste ano. Pode nos explicar os motivos apresentados pela agremiação à Liesb e como isso afeta o evento? Haverá alguma punição para a escola?

Cleber Centini: Conforme nota do presidente César, a 9 de Julho não teria condições de apresentar o Carnaval que vem apresentando por motivo de estrutura interna, achando melhor se afastar este ano para se preparar melhor e retornar em 2025. É claro que uma escola como a 9 de Julho, atual campeã do Carnaval, faz falta, porém, tenho certeza de que não afetará o brilho do nosso evento. Neste ano, o regulamento não previa nenhum tipo de punição para o afastamento. A partir de 2025, não haverá mais afastamento sem que a escola seja punida.

Jornal Em Dia: Como tem sido a parceria da Liga com o poder público, especialmente com a Prefeitura, na organização e financiamento do Carnaval?

Cleber Centini: A Prefeitura hoje nos dá total autonomia para a realização do evento na questão dos desfiles e toda sua parte técnica e organizacional. Além disso, monta toda uma grande estrutura de acordo com nossas necessidades para realização dos desfiles. É muito saudável quando ainda temos uma administração que investe nos desfiles de escolas de samba e valoriza a maior manifestação cultural popular do mundo.

Jornal Em Dia: Sobre a Dragão Imperial, da qual você é patrono, há informações sobre a demolição da quadra? Pode nos contar mais sobre esse acontecimento e sobre o novo espaço que a escola está utilizando para realizar os eventos?

Cleber Centini: Foi um ano muito difícil, realmente perdemos nossa sede por motivos ainda não compreendidos. Foi um argumento do Ministério Público referente à proximidade de nossa quadra estar próxima ao rio (16 metros), o que não concordamos pelo fato da maioria dos prédios existentes no mesmo local, e entendemos que a lei deve ser igual para todos. Porém, a lei não se discute, se cumpre, e assim estamos indo para um novo local que em breve divulgaremos.

Jornal Em Dia: Quais são as expectativas da Liesb para o futuro do Carnaval em Bragança Paulista? Quais são os planos de longo prazo da entidade?

Cleber Centini: O Carnaval de escola de samba está cada ano mais difícil, porém é um evento consolidado e somente as agremiações que têm seu trabalho sério e com comprometimento com sua comunidade terão condições de se manter. Dependemos ainda muito do poder público, o que é fundamental para nosso trabalho. Vamos trabalhar para dar condições tanto às nossas agremiações como também ao poder público e estamos começando um trabalho muito sério junto à iniciativa privada para que a mesma possa investir em nosso Carnaval.

Jornal Em Dia: Agradecemos por esclarecer esses pontos, Cleber. Por fim, qual mensagem você gostaria de deixar para a comunidade e para os amantes do Carnaval que aguardam ansiosamente o ano inteiro para curtir esse grande evento cultural?

Cleber Centini: Espero que possamos colocar em prática tudo aquilo que planejamos para este Carnaval. Assim, temos a certeza de que, com a colaboração de todos, chegaremos a um resultado muito positivo para a população de Bragança.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image