news-details
Espaço Católico

Espaço Católico

 

Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral

 

Aniversário da paróquia

Hoje, dia 13 de fevereiro, transcorre o 256º ano de criação de nossa paróquia, com o nome original de Freguesia N. Sra. da Conceição do Jaguary. Foi instalada em 15 de fevereiro de 1765 com a realização do primeiro batismo.

Quaresma Dia 17 Início do Tempo Quaresmal e Início da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021/ Missa na Catedral às 16h e às 20h / “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” – Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor.

Depois das Cinzas – Dia 19, sexta-feira, missa na Catedral às 6h.

Almoço beneficente – Dia 21, domingo, a partir das 11h30 na Catedral.

 

PASCOM – CATEDRAL

17/02: INÍCIO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021

Você sabe o que é a Campanha da Fraterni-dade Ecumênica? Todos os anos a Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica, porém ela, já acontece de forma ecumênica, ou seja, envolve outras igrejas cristãs.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) é uma iniciativa que tem sido realizada a cada cinco anos por diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada igreja tem de bom.

A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada no ano 2000 e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Em 2016, o tema foi “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Neste ano de 2021, o tema é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14).

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é uma experiência que vem sendo feita conjuntamente entre as igrejas que integram o Conic: Aliança de Batistas do Brasil (ABB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

Adaptado dos sites da CNBB e Conic, 10/01/2020

Roberto / Pascom

 

Área Pastoral Santa Clara de Assis realiza  a 4ª Festa do Milho

A Área Pastoral Santa Clara de Assis realiza, neste final de semana, a 4ª Festa do Milho. No sábado, 13, a festa vai até as 15h, e no domingo, 14, até as 14h. É possível retirar os pratos no local ou recebê-los em casa. Serão aceitos cartões de débito e crédito.

Os pedidos podem ser feitos de forma antecipada, pelo link: https://forms.gle/i6snAeAtao35CbkH7 ou pelo WhatsApp: (11) 9 1029-2634.

Todo o lucro será revertido em prol da comunidade.

A paróquia fica na Avenida João Alberto Anhert, 73, no Jardim Águas Claras. Participe!

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza missa na Quarta-Feira de Cinzas

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Professor Luiz Nardy, 809, na Vila Aparecida, vai realizar, na Quarta-Feira de Cinzas, 17, missa a partir das 19h. Já na segunda-feira, 22, também às 19h, está agendada uma missa em homenagem à “Cátedra de São Pedro”.

Mais informações: (11) 4033-2872.

HORÁRIOS  DAS  MISSAS  NA  PARÓQUIA

- Catedral: 2ª feira às 12h / 3ª e 4ª feira às 16h / 5ª feira às 16h e 19h30 / 6ª feira às 16h / sábado às16h e 19h30 / domingo às 10h e 19h30 (com transmissão pela Rádio Bragança).

- Igreja N. Sra. do Rosário: 3ª feira às 7h com bênção dos pães de Santo Antônio e distribuição aos fiéis / 5ª feira às 12h / domingo: 7h30, 11h30, 17h e 19h45.

* Nas capelas, não houve retorno para celebração de missas.

Pedido de intenções de missas – O ideal é que os pedidos sejam feitos antes das missas, por meio do nosso colaborador que fica sempre na porta de entrada ou pelo delivery: (11) 9 5648-4522.

* Missa na Catedral pelo Facebook: Página “Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bragança Paulista” – Todos os sábados, às 16h, e aos domingos, às 19h30.

* Missa pela TV:  Todos os domingos, às 8h e às 18h15 pelo Canal da TV Altiora.

Batizados, confissões, aconselhamento espiritual e intenções de missas – Procurar o atendimento na secretaria paroquial de segunda a sexta-feira, das 9h às l7h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Mantimentos para as famílias carentes da nossa paróquia Pedimos a colaboração dos fiéis na doação de alimentos não perecíveis. Agradecemos e bendizemos a Deus pela vida de cada um que colabora com os assistidos de nossa paróquia. Agradecemos a generosa colaboração de todos os paroquianos. Que nossa Padroeira interceda por todos!

Futuro será confinado e noturno se não aprendermos com 2020, diz cientista

“O ser homem do final do século 22 seria um animal noturno”, afirma o cientista Carlos Nobre sobre a possibilidade de um futuro de temperatura mais altas

O fatídico ano de 2020 é como um trailer de futuro projetado pela ciência há décadas, se a humanidade não mudar sua relação com o planeta que habita. O lado bom é que o atual confinamento da população por questão médica está servindo de alerta para cenários catastróficos, antes que essa situação seja irreversível, com o processo de aquecimento global.

“Há um aprendizado de pandemia, porque ela mostra como um desequilíbrio no sistema afeta a todos. Há esse paralelo claro entre as duas crises globais. A diferença é que, se o planeta esquentar tanto, não vamos poder abrir a janela e só sairemos ao ar livre durante a noite, principalmente nos trópicos”, afirma Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo).

CORONAVÍRUS: COMO A CRISE CLIMÁTICA CONTRIBUI PARA O SURGIMENTO DE PANDEMIA

Essas previsões para o século 22 não são fantasias da cabeça de Nobre: elas saíram de um levantamento de 2014 do Painel Intergover-namental de Mudanças Climáticas (IPCC), sigla em inglês). Se o acordo de Paris, que estipula que a redução da emissão de gases do efeito estufa, não for cumprido, o cálculo é que o planeta esquente de 4 a 5 graus celsius, podendo chegar a infernais 8 ou 12 graus caso aconteçam distúrbios nos sistemas naturais.

O acordo foi assinado em 2015 e, por ironia do destino, entrou em vigor agora no ano de 2020, quando sim, vai haver uma diminuição das emissões, mas devido à parada obrigatória mundial para conter a velocidade de transmissão do coronavirus.

“A futura mudança climática traz um risco muito maior do que a atual pandemia. Afinal, todo o planeta vai ser atingido, não só o homem. Fora que, se atingirmos um ponto de disrupção do sistema, temos uma situação irreversível. Eu não estou sendo catastrofista. Essa é a previsão estritamente científica”, diz Nobre, maior especialista em clima no país.

Ele aponta que a subida das temperaturas pode detonar processos naturais da Terra que, por sua vez, modificariam totalmente a atmosfera. O calor derreteria primeiro o permafrost (gelos perenes) das regiões pré-árticas de Sibéria e Canadá, onde há muita matéria orgânica congelada, que liberaria gases como o carbônico e o metano. Depois, a liquefação das neves do Polo Norte liberaria de suas profundezas mais uma grande dose desses gases, o que mudaria em definitivo o momento como a gente conhece hoje.

“Nesse cenário, a temperatura nos trópicos atingiriam o limite fisiológico do homem e teríamos de viver em ambiente climatizados 24 horas (por dia). Quase como morar em Marte. Hoje há bunkers projetados pelos siperricos dos EUA para o caso de guerra nuclear, com luz artificial para agricultura e grandes filtros de ar, mas essa é uma solução para algumas milhares de pessoas. Não para a população mundial”, relata o pesquisador.

TROCAS DE ENERGIA

Segundo Nobre, o limite fisiológico humano entre os 35 graus celsius (com 100% da unidade relativa do ar) e os 40 graus (com 80% de umidade). Sem poder perder o calor metabólico do corpo, bebês e idosos resistiriam por meia hora nesse ambiente, e jovens adultos saudáveis suportariam, no máximo, duas ou três horas.

“Nessa situação, sair seria só com um escafandro que refrigerasse o corpo. E as únicas horas com condições seriam as da noite. O ser humano do final do século 22 seria um animal noturno”, afirma o cientista.

A ciência voltou a ser ouvida agora que uma pandemia obrigou a economia mundial a frear seu ritmo, e a saída da crise está nas orientações de quem conhece o problema. Agora, os líderes políticos, econômicos e religiosos vão precisar dar ouvidos a outros recados dos cientistas.

“Temos que aproveitar essa injeção de dinheiro público na economia para fazer essa conversão. É o momento certo, por exemplo, para eletrificar os transportes, para abandonar o petróleo e o carvão e apostar na energia eólica e solar, de tornar a agricultura e a pecuária mais eficiente e parar de desmatar. Além dos ensinamentos do confinamento, há as lições dessa parada econômica para pensar que  mundo queremos”, sentencia Nobre.

DE ECOA, em São Paulo - 18/04/2020

Transcrito por JR Vasconcellos

SANTOS  DO  DIA  E  DATAS  COMEMORATIVAS

- Dia 13 – Nossa Senhora no sábado, São Benigno de Todi, São Tiago de Viterbo, São Galdino, Santas Fosca e Maura, São Martiniano, São Cástor, presbítero e eremita.

- Dia Mundial do Rádio

Dia 14 – São Cirilo, monge / São Metódio, bispo / São João Batista da Conceição, presbítero / São Valentim, São Benigno.

- Dia da Amizade / Desembarque dos holandeses no Pau Amarelo (Recife) – 1630

Dia 15 – São Cláudio de La Colombiére, São Tenório, Santa Geórgia de Clemont, Santa Jovita, Beato Miguel Sopocko, presbítero (+ 1975).

- Dia de Combate ao Câncer Infantil

Dia 16 – São Onésimo, São Agano, São Faustino de Brécia, São Maruta, Bispo / Santo Elias, Bv. Felipa Mareri.

- Dia do Repórter, Carnaval

Dia 17 – Quarta-feira de Cinzas – Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas, Santo Evermondo, Bispo / São Bento de Cagliari.

- Dia de jejum e abstinência

Dia 18 – Santa Bernadete, São Teotônio, São Simeão, São Eulálio de Toledo, São Flaviano, Santa Gertrudes Comensoli, Beato João de Fiesole, presbítero.

- Dia Mundial de Combate ao Alcoolismo

Dia 19 – São Bonifácio de Lausane, São Mansueto, bispo / São Conrado Confalonieri, São Conrado de Piacenza.

- Dia do Esportista / Morte do Mons. Alfredo Meca, ex-pároco e cura? de nossa Catedral – 1961.

Dia 20 – Santo Francisco e Santa Jacinta Marto, São Eleutério, São Nilo, Santa Amada de Assis, São Serapião, mártir.

Dia 21 – 1º domingo da Quaresma, São Pedro Damião, bispo e doutor da igreja / São Eustásio, bispo / Santos Daniel e Verda / nascimento do maestro Francisco Manoel da Silva, autor do Hino Nacional - 1795.

 

MENSAGENS

“Um único olhar sobre a imagem do Crucificado tira-me toda a aflição e suaviza-me o sofrimento”. (Santa Escolástica)

 “Convém matar o erro, porém salvar aos que vão errados”. (Santo Agostinho)

PENSAMENTOS

“Uma árvore é conhecida por seus frutos, um homem pelas ações. Uma boa ação nunca se perde. Quem semeia gentilezas colhe amizade, quem planta afeto recolhe amor”. (São Basílio)

Salmo 89: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image