Foto: Dimp
news-details
Geral

“Espaços Árvore” beneficiam arborização urbana do município

Com o intuito de propiciar mais equilíbrio ao meio ambiente e, consequentemente, mais qualidade de vida à população, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está promovendo o projeto “Espaço Árvore”, que enfatiza a importância da arborização nos centros urbanos.

O Espaço Árvore visa à arborização urbana em frente aos prédios públicos, respeitando o espaço necessário para o pleno desenvolvimento das espécies. Num levantamento realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, foram mapeados os prédios públicos para a implantação do programa. A Administração informou que previu a execução em 30% deles entre 2018 e 2019, outros 30% entre 2019 e 2020 e os outros 40% entre 2020 e 2021.

A concretização das implantações previstas no cronograma dependerá de análise das Secretarias de Mobilidade Urbana, de Obras e de Serviços, de modo a não prejudicar a acessibilidade e tráfego de veículos nos locais, bem como da existência de recursos financeiros disponíveis para esse fim. Desse modo, comporão a porcentagem mencionada no cronograma somente os prédios compatíveis com tal instalação.

Apesar das dificuldades de implantação dos espaços, tendo em vista que grande parte das calçadas do município é estreita, a ação teve início no ciclo de 2018, com 48 espaços árvores em diversos prédios públicos respeitando as normas de acessibilidade, segundo a Prefeitura. Parte das implantações faz parte do Programa Conciliação Socioambiental e foram viabilizadas por meio de TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) com infratores.

No início desse ano, as ações continuaram, sendo que nos primeiros meses foram implantados mais de 15 espaços árvores, e a previsão é que, até o final do ciclo, sejam instalados mais 37. 

O objetivo do programa é melhorar as condições de espaçamento adequado entre as bases das espécies. Desse modo, as árvores poderão se desenvolver em plenitude, sem comprometer a infraestrutura do calçamento ou causar rachaduras. A técnica permite o crescimento saudável e garante a integridade arbórea.

O espaço pode ser implantado em calçadas de, no mínimo, 2m de largura e corresponde a 40% da largura da calçada. O comprimento deve ter, no mínimo, o dobro da largura, e deve ser mantida faixa de pedestre de, no mínimo, 1m20 de largura. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, pelos telefones: (11) 4033-1870 e 4034-6780.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image