Um prato que dificilmente desagrada é o macarrão. Com as diferentes possibilidades de formatos que definem maior ou menor suculência (os furadinhos, o parafuso, o espaguete...), macarrão é simples, rápido e barato.
Desta vez, usei espaguete, do mais fininho, mas pode ser feito com o tipo ninho, que também fica muito bom, mas que aqui em casa nem sempre tenho na despensa.
Quentinho é o tipo de preparo que não se quer parar de comer. Depois de frio, o aquecimento deve ser direto no microondas ou em banho maria para voltar a ter cremosidade, visto que o molho branco é feito a partir de batata cozida e não precisa ir ao fogo.
Ficaram curiosos pela receita? Aqui está, mais uma fácil e deliciosa.

ESPAGUETE COM MOLHO CREMOSO
Comece cozinhando uma batata bem grande (ou 2 médias) já sem casca, e reserve
1 pacote de macarrão tipo espaguete (embalagem de 500g)
Água e sal suficiente para o cozimento
Molho 1:
2 linguiças tipo calabresa defumada, picadas miúdas (cerca de 450 gramas)
Cebola picada e alho para refogar
1 embalagem (520 g) de purê de tomate (se usar molho pronto, não precisa do refogado de cebola e alho)
Orégano e sal a gosto
Corte as linguiças em meias rodelas finas e frite num pouco de óleo. Junte a cebola picada e o alho e frite. Depois, adicione o purê de tomate e deixe ferver alguns minutos para incorporar os sabores. Acerte o sal se necessário e tempere com orégano a gosto. Depois, desligue e reserve.
Coloque a água do macarrão para ferver e depois cozinhe pelo tempo indicado na embalagemsem amolecer demaise vá preparando o molho 2.
Molho 2:
Bata no liquidificador, até ficar um creme liso e fino, os seguintes ingredientes (não vai ao fogo):
A batata grande cozida
2 xícaras (chá) de leite de vaca (de acordo com a batata, vai até um pouco mais, pois este creme será espalhado sobre o macarrão)
50 gramas de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Montagem:
Após cozinhar o macarrão, escorra e coloque num pirex misturando o molho 1 em todo macarrão. Em seguida, despeje por toda a superfície do macarrão do pirex o molho 2. Salpique com queijo ralado a gosto e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.
Retire do forno e sirva em seguida.
Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários