A partir de segunda-feira, 12, todo o estado voltará para a fase vermelha do Plano São Paulo. A medida vale pelo menos até o próximo dia 18, conforme o governo paulista anunciou nessa sexta-feira. Até domingo, 11, o estado permanece na fase emergencial.
Na fase vermelha, haverá algumas flexibilizações, como a reabertura das lojas de material de construção; a retomada de eventos esportivos, como futebol, sem a presença de público; a retirada de pedidos de comida diretamente nos restaurantes.
Outra medida, anunciada pelo secretário da Educação, Rossieli Soares, é o retorno gradual das aulas na rede estadual a partir da semana que vem. “12 e 13 de abril devem ser aproveitados para organizar [o retorno] e conversa com as famílias”, disse.
As escolas podem funcionar com apenas 35% da capacidade, mas os municípios têm autonomia para decidir se abrirão ou não as unidades. Até o fechamento desta edição, na tarde de ontem, a Administração ainda não havia se manifestado sobre o assunto.
Apesar das mudanças, ficam mantidos: a proibição de cultos religiosos presenciais; a recomendação de teletrabalho; a recomendação do escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria; o toque de recolher das 20h às 5h.
As mortes por Covid-19 no estado de São Paulo já passaram de 80 mil e o número de casos se aproxima dos 2,6 milhões. Até quinta-feira, 8, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no estado era de 88,3%. Apesar de ainda estar em um patamar alto, o número tem caído nos últimos dias, e o coordenador do Centro de Contingência, o médico Paulo Menezes, afirmou que há uma projeção de que, no final do mês, o estado tenha indicadores para que algumas regiões avancem para a fase laranja.
0 Comentários