news-details
Palavras de Amor e Vida

Evangelho de São Lucas 12, 13-21

18º domingo do Tempo Comum – Ano C – Naquele tempo, 13alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”. 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’. 21Assim acontece com quem junta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. – Palavra da salvação.

“Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Ouvindo a resposta de Jesus: “Homem, quem me encarregou de julgar ou dividir vossos bens?”, pode-se ter a falsa impressão de que o Mestre não se incomoda com a injustiça. Não é verdade. É preciso continuar ouvindo o que Ele diz: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Jesus é contra todo tipo de ganância, pois ela faz parte dos sete pecados capitais. Para Ele, a vida não consiste na abundância de bens.

O julgamento divino é diferente do julgamento humano. Deus valoriza a vida de ação em favor de todos e para benefício de todos. Os dons que recebemos devem ser colocados a serviço de todos, em qualquer ramo da atividade humana. Os que têm talentos para empreendedores façam seus negócios, propiciem trabalho aos operários para poderem prover o seu sustento e o de sua família. Pode-se obter lucro e criar riqueza, mas de forma justa e digna, sem exploração de seus trabalhadores. Quando os bens forem suficientes e estiverem sobrando, saibam usá-los piedosamente em obras de caridade e de divulgação da Palavra de Deus. Todos recebem os dons divinos para usá-los bem e se servirem deles com dignidade. Por outro lado, os operários façam jus ao seu salário, trabalhando dignamente para o sucesso de sua empresa, pois, somente assim, terão garantia de pagamento e, ao mesmo tempo, propiciarão emprego a outros operários. A vida é simples de ser vivida: faze aos outros aquilo que queres que te façam.

Na parábola, Jesus adverte o produtor inescrupuloso e avarento, aquele que pensa somente em si mesmo. Produz com o único intuito de acumular bens, sem se importar com o emprego que oferece aos trabalhadores e sem espírito de comunidade e serviço em favor do próximo. Cada empresa criada e colocada em funcionamento, na realidade, é um benefício à coletividade, pois emprega muitas pessoas que vivem unicamente de seu trabalho. O empreendedor é um instrumento de emprego que Deus coloca no meio do povo. Aproveita-se ele desse dom recebido para seu crescimento e ao mesmo tempo serve de meio de vida a cada trabalhador que ele emprega. Nesse sentido, o empresário é um servidor divino. Se, com sua atitude, se esquecer de que sua vida é dom de Deus e deixar-se conduzir pelo vício da avareza, usará mal os talentos recebidos, mesmo que os faça render cem por um (Mt 25, 15-21).

Com isso, Jesus demonstra que acumular bens pelo prazer de ter e sentir-se seguro é puro engano. Nossa segurança está apenas no Senhor da vida, que a qualquer momento poderá pedir contas dela. De fato, ninguém sabe quando será o dia e a hora. Vigiai! (Mc 13, 32-37).

Paulo Trujillo Moreno é professor licenciado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, formado em Teologia para leigos pela Diocese de Bragança Paulista e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica da Paróquia São Benedito.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image