news-details
Palavras de Amor e Vida

Evangelho de São Lucas 9, 18-24

12º domingo do Tempo Comum – Ano C – Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?”. 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois, Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”. – Palavra da salvação. 

“Jesus estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele”. Jesus é um homem de oração em comunidade, junto com os discípulos. Para rezar, Ele procura um lugar tranquilo, onde a mente esteja voltada apenas para a oração, sem barulho ou distrações, pois assim consegue-se entrar realmente em comunhão com o Pai. A oração se torna uma conversa com Deus. Conta-se tudo a Ele e pede-se a luz do Espírito Santo para esta vida. Deus sempre atenderá cada pedido. Mas anote: é preciso estar concentrado em sua oração, sem distrações. 

“Quem diz o povo que eu sou?”. Parece, por essa pergunta, que Jesus não sabe o que o povo pensa a seu respeito. Ledo engano. Como Deus, Ele penetra o mais profundo de todo pensamento humano. Nada é preciso contar-lhe, porque tudo Ele sabe. O que Ele pretende é questionar seus discípulos e fazê-los refletir a respeito de sua pessoa. Não se esqueça de que os discípulos são gente humilde. É preciso prepará-los para que eles possam entender a missão do Filho de Deus: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Como o Messias prometido, tão desejado e esperado pelo povo escolhido (o povo judeu), poderia falar em sofrimento e morte? Para eles, era mesmo incompreensível. O Messias, todo poderoso, viria para livrar o povo da opressão interna (dos chefes) e externa (dos romanos). Não tinham preparo para entender que a salvação era espiritual e não temporal (física). Por isso, se esqueceram do final que diz: “deve [...] e ressuscitar no terceiro dia”. Eis a chave que desvenda todo segredo: Jesus tem poder sobre a morte. Ele morre como homem, vítima em sacrifício pelos pecados da humanidade; vive, porém, como Deus que tem poder sobre a vida e a morte. 

“Quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”. O que é salvar a vida? Se for manter boas aparências, fingindo ser aquilo que realmente não é; se for procurar posição social para ocupar os melhores lugares nas reuniões; se for deter o poder para acumular fortunas, para ser adulado e manipular a sociedade, não se importando com o mal que pratica para conseguir seu objetivo, então esse vai perder a sua vida. É o que acontecerá com os vaidosos, exibicionistas e ambiciosos. Por outro lado, o que é perder a vida? Se for dedicar-se à Igreja trabalhando em alguma pastoral; se for dedicar-se aos irmãos doentes ou necessitados levando auxílio material ou espiritual para suas vidas; se for a prática das obras de misericórdia, tanto corporais como espirituais, gastando com esses atos muitos dias de suas vidas, então esse vai ganhar a sua vida. Para ganhar a vida, é preciso conduta exemplar e servir a Deus e aos irmãos na Igreja e no mundo. Feliz quem assim procede. 

Paulo Trujillo Moreno é professor licenciado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, formado em Teologia para leigos pela Diocese de Bragança Paulista e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica da Paróquia São Benedito.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image