Foto: divulgação.
news-details
Cultura

Exposição “Ocê Ano” do Grupo Matilha estará no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid até maio

No dia 16 de março, o Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid recebe a Exposição “Ocê Ano”, do Grupo Matilha, que segue até o dia 1º de maio. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 17h.

A abertura, que acontecerá às 15h, os artistas do Grupo e o curador Oscar D’Ambrosio estarão presentes para ministrar a palestra  “aMAR é MARé” e logo após haverá a visita à exposição.

Durante a programação, no dia 22 de março será comemorado o Dia Mundial da Água, com apresentações: apresentações: “Pescando em Águas Turvas” e “A água que move meu moinho”, às 10h e às 15h, respectivamente, tanto para os estudantes, quanto para o público. Os encontros acontecem no mesmo local, mas no Teatro Carlos Gomes.

A temática da exposição - que reúne pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, arte têxtil, modelagem, instalação e videoarte - está alinhada à iniciativa Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), chamada de “Década dos Oceanos” (você pode encontrar no link: https://oceandecade.org/), que convoca pessoas de todo o mundo a se envolver e colaborar fora das suas comunidades tradicionais em favor dos oceanos e seus desafios de sustentabilidade.

Os artistas do Grupo Matilha usam várias técnicas e materiais recicláveis para retratar a beleza das tartarugas marinhas, do peixe-boi, da água viva, dos coloridos corais, mas também a pesca ilegal e o pedido de socorro dos oceanos. Além das obras individuais, o Grupo fez uma instalação coletiva especialmente para o Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, que lembra os rios voadores.

A exposição conta também com artistas convidados: Bily Gibbons (um dos fundadores do Matilha), Tania de Maya Pedrosa (Maceió/AL), Frei Pedro Pinheiro (Itatiba/SP), Luka Fagundes (Socorro/SP), e os artistas bragantinos Ana Roberta Lima, Bia Raposo, Fábio Delduque e Nirceu de Bragança. O catálogo apresenta ainda reflexões dos críticos de arte Sandra Makowiecky e Carlos Perktold, que integram o Grupo.

Confira a programação:

- Palestra de abertura: “aMAR é MARé” - seguida de visita à exposição

Data: sábado (16/03), às 15h

Local: Teatro Carlos Gomes (250 lugares) - no Centro Cultural ‘Prefeito Jesus Adib Abi Chedid’ - Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 - Centro - Bragança Paulista/SP

Entrada livre

Palestrante: Oscar D’Ambrosio, curador da exposição, pós-doutor e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais, jornalista, graduado em Letras e crítico de arte

 

- Comemoração “Dia Mundial da Água”

Palestras: “Pescando em Águas Turvas” e “A água que move meu moinho”

Data: sexta-feira (22/03), 10h e 15h, respectivamente

Local: Teatro Carlos Gomes

Entrada livre

Palestrante: Oscar D’Ambrosio.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image