Fabiana Alessandri avalia como positiva a Semana de Conscientização sobre o Autismo

A Primeira Semana de Conscientização sobre o Autismo foi encerrada em Bragança com resultados positivos. “Quando se compartilha conhecimento, não se está apenas dividindo ou repassando informação. Está abrindo espaço para a troca e para o crescimento das pessoas”, avaliou Fabiana Alessandri, vereadora autora do projeto de lei que instituiu o evento (Lei Municipal nº 448/2014).

De acordo com a vereadora, além de estimular o diálogo e a troca de experiências, as palestras trouxeram informações importantes, que auxiliarão nos estudos e na apresentação de sugestões para definições de políticas públicas que assegurem os direitos dos autistas e de seus familiares. “Todo material coletado será transformado em documento a ser entregue ao prefeito Fernão Dias”, acrescentou Fabiana.

A abertura da semana aconteceu na Câmara Municipal, na segunda-feira, 30, e o evento foi coordenado pela vereadora. O Executivo foi representado pela assessora de gabinete Maria Izilda Guimarães e também contou com a presença da representante do Núcleo de Apoio e Aprendizagem Maria Fernanda Garcia.

As primeiras palestras (segunda-feira, 30) foram ministradas por Marcos Zecchin de Morais, presidente da Associação de Pais, Amigos dos Filhos Autistas de Bragança (Apafab), e por Sara Morales, psicóloga infantil. Na quarta-feira, 1º, a programação prosseguiu com a participação da neuropediatra Anna Elisa Scotoni (doutora em neurociências pela Unicamp, coordenadora do programa Saúde na Escola - Prefeitura de Campinas) e da psiquiatra infantil Sara Sgobin (coordenadora da área de Saúde Mental – Prefeitura de Campinas).

Na quinta-feira, 2, Dia Mundial do Autismo, a data foi lembrada com campanha de conscientização. Durante todo o dia, as mães de autistas, acompanhadas da vereadora Fabiana Alessandri distribuíram folhetos explicativos e conversaram com as pessoas que passaram pela Praça Raul Leme, no Centro.

“A semana de conscientização foi encerrada, porém o trabalho continua”, ressaltou Fabiana. “Foi dado o primeiro passo. Bastante positivo, porém queremos muito mais. A ideia é manter ações constantes a fim de estabelecer legislações que assegurem a qualidade de vida aos autistas”.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image