Reunião foi promovida na Prefeitura e carne suína será incluída na merenda
A Prefeitura de Bragança passará a incluir a carne suína na merenda servida aos alunos da rede pública. A informação foi confirmada pela vice-prefeita e secretária de Educação Huguette Theodoro, na quarta-feira, 24, durante reunião mantida com o prefeito Fernão Dias, a vereadora Fabiana Alessandri e grupos de suinocultores do município. Do encontro também participou o secretário de Agronegócios, Marcelo Perrone Ribeiro.
De acordo com a vereadora, o encontro foi agendado com objetivo de levar ao Executivo as demandas do setor. “A inclusão da carne suína era uma das propostas. Felizmente, saímos da audiência com uma boa noticia”, ressaltou Fabiana Alessandri “A aquisição, evidente, que não será feita diretamente junto ao produtor. Porém, a inclusão no cardápio favorecerá a cadeia produtiva e fomentará o setor”, acentuou.
Huguette Theodoro informou que, diariamente, o município oferece mais de 15 mil refeições, através da merenda escolar. “A licitação para contratação de empresa que prestará o serviço está em andamento e o cardápio sugerido já inclui a carne suína”, afirmou a secretária. “A princípio, para experimentar o paladar das crianças, a ideia é que a carne seja oferecida, a cada quinze dias”, acrescentou. A secretária ainda esclareceu que existe uma proposta no Congresso Nacional que pretende estimular a inclusão da carne suína na merenda escolar em todo país.
Ao também defender as propriedades da carne suína, Fabiana Alessandri entregou ao Executivo documento que comprova os benefícios de seu consumo e se comprometeu em apresentar estudos desenvolvidos pela Associação Paulista de Criadores de Suínos com esta mesma finalidade. Ela ainda ressaltou que seu trabalho para a inclusão da carne suína na merenda, já vem de mandatos anteriores.
Como proposta para aquecer o setor, o secretário Marcelo Perrone também sugeriu que a campanha seja desenvolvida, junto aos açougues da cidade, afim de que a produção de linguiça utilize suínos de Bragança. Para elaborar e organizar o trabalho, nova reunião deve ser agendada.
Renato Alessandri, que é suinocultor há 30 anos no município, considerou positiva a reunião. “É um passo importante, que estimula o setor e favorece o fortalecimento do nome da suinocultura de Bragança”. A mesma posição foi assumida por Geraldo Salarolli (também suinocultor). “A audiência foi bastante produtiva. Estamos confiantes e caso haja necessidade, a Associação Paulista de Suinocultores também se dispõe a colaborar com subsídios técnicos”.
Fabiana Alessandri agradeceu a atenção do prefeito e dos secretários. “Esta abertura, possibilita o diálogo, a troca de ideias e o surgimento de medidas que estimulem a suinocultura e, consequentemente, o setor econômico, social e o turístico. Afinal, a linguiça bragantina ainda é um referencial da cidade”.
0 Comentários