O objetivo foi ouvir as reivindicações e propor soluções
Com objetivo de unir forças em favor a melhorias para a comunidade, moradores do Biriçá do Valado participaram de reunião com o prefeito Fernão Dias e apresentaram pauta de reivindicações. A audiência aconteceu na quinta-feira, 22, no próprio bairro, e foi promovida pela vereadora Fabiana Alessandri.
Do encontro, também participaram os secretários municipais Moufid Doher (Serviços) e Denise Aparecida Fernandes (à frente da Saúde temporariamente). Ainda estiveram presentes Márcia Izzo (assessora de gabinete) e Priscila Paula de Oliveira (chefe da divisão de Assistência Médica Sanitária).
A Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (ABBC, organização responsável pela gestão da Saúde) foi representada pelo diretor técnico Paulo Pastorello, Patrícia Montebello (coordenadora de projeto) e Tamara Silo (coordenadora de atenção básica).
SAÚDE
Um dos focos do encontro foi a área da Saúde. Os moradores não concordam com o fato de todo atendimento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) ser prestado por um único profissional. De acordo com eles, o mesmo médico é responsável pelas consultas de pediatria, ginecologia e clínica geral.
A comunidade ainda reclamou da demora para o agendamento de consultas (em média um mês) e para exames médicos, como ultrassonografia. Eles também falaram da precariedade do sistema de comunicação do posto.
Segundo o diretor técnico da ABBC, depois que a organização assumiu a gestão da UBS, os atendimentos passaram de 20 para 235 consultas/mês, aumento que ele justificou ao dizer que o médico permanece no postinho 40 horas semanais, ou seja, o dia todo. Mesmo assim, Paulo assegurou que providenciará a liberação de mais um médico para o bairro, que permanecerá até que toda demanda da lista de espera por consulta seja suprida.
Sobre a comunicação, o diretor garantiu a aquisição de um celular, que ficará a disposição da UBS e também a implantação de internet na unidade.
DEMAIS PEDIDOS
Outros pedidos apresentados pelos moradores estão relacionados à infraestrutura do bairro. Além da ampliação da UBS, eles solicitaram manutenção das estradas, asfalto e implantação de caixa postal comunitária.
O prefeito ouviu as reivindicações e manifestou seu apoio. De acordo com Fernão Dias, os serviços de conservação das vias já estão sendo feitos, bem como a higienização do novo local que abrigará o postinho, na antiga escola do bairro. “O próximo passo será a abertura de processo licitatório para adequação física do prédio”, completou o administrador municipal. Ele salientou que a medida será uma alternativa até que a reforma completa seja realizada. A previsão é de que até o próximo ano a obra total esteja concluída.
Fernão explicou que o asfalto, por sua vez, deverá ser executado em parceria com o governo do estado, pois se tratam de estradas vicinais que ligam o bairro a Atibaia, Jarinu e Morungaba. O prefeito assegurou o empenho para liberação da obra. O mesmo esclarecimento foi prestado em relação à pavimentação da Estrada do Couto. Reforçando o pedido, Fabiana Alessandri ressaltou que a reivindicação já é antiga e foi pauta de várias reuniões e solicitações por ela apresentadas.
A comunidade ainda reclamou da falta de segurança nas imediações. O administrador municipal afirmou que irá manter um trabalho integrado da Polícia Militar e Civil, bem como disponibilizará o patrulhamento rural. Sobre o fechamento de via que dava acesso ao Condomínio Quintas da Baroneza, Fernão afirmou que iria verificar e, caso a estrada seja municipal, tomará as providências necessárias.
Na mesma reunião, também foram retiradas dúvidas e passadas orientações a respeito da instalação de energia elétrica.
Fernão Dias elogiou a participação da comunidade e enalteceu o trabalho desenvolvido pela vereadora Fabiana Alessandri em favor da comunidade do Biriçá do Valado.
Fabiana Alessandri também agradeceu os moradores pela presença na reunião e cumprimentou o prefeito pelo estilo democrático de administrar. “É louvável a atitude do prefeito em vir até o bairro, ouvir a comunidade e buscar alternativas conjuntas para solucionar os problemas”, observou a vereadora. “Desta reunião já saíram alguns resultados positivos. Porém, como representante da população, é nossa missão manter a vigília constante, em favor a melhoria de qualidade de vida aos cidadãos. Vamos continuar trabalhando de mãos dadas com a comunidade”, finalizou Fabiana Alessandri.
0 Comentários