Após o desejo de facilitar a interação de pessoas com e sem deficiência, a família Rossi criou a cartilha “Dicas de Relacionamento/Convivência Com Pessoas Com Deficiência”, que está sendo distribuída pela cidade.
Com base em toda a trajetória de sua família, Bárbara Rossi, deficiente auditiva formada em Turismo, lançou uma cartilha com o Projeto Elo Inclusivo. Sua mãe, Ângela Rossi, prestadora de serviços e artesã bragantina, conta que o livro foi organizado pelas duas, mas o projeto surgiu pelo anseio de Bárbara por prestar um serviço de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Em conversa com a reportagem do Jornal em Dia Bragança, Ângela e Bárbara explicaram um pouco mais sobre o projeto. “Ela dá um panorama dos tipos e porcentagens de pessoas com deficiência e explica o que são e quais são as barreiras que impedem ou dificultam a plena inclusão e participação na sociedade com oportunidades igualitárias. A cartilha também dá exemplos do que fazer diante de situações do dia a dia que auxiliam as pessoas com deficiência; atos simples como coletar sangue, comprar um pão, ou ir a algum evento são mais complicados para as pessoas com deficiência por diversos motivos”.
A falta de acessibilidade na infraestrutura não é a única barreira para a inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência. A população com deficiência no Brasil é estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Os dados são do Módulo Pessoas com deficiência, da PNAD Contínua 2022.
Muito tem se falado nos últimos dias sobre os acontecimentos dos primeiros dias do Big Brother Brasil 2024, o que levantou grandes discussões nas redes sociais. Os usuários da web debateram sobre capacitismo – a discriminação contra pessoas com deficiência – após falas do cozinheiro escolar Maycon contra o paratleta olímpico Vinícius Rodrigues na primeira prova do líder da edição. Na disputa, Maycon sugeriu “apelidar” a prótese de Vinícius de “cotinho”, derivado da palavra “coto”. O termo pejorativo costuma ser usado para se referir a pessoas com membros amputados. Os usuários das redes sociais comentaram que o cozinheiro faltou com respeito em suas falas.
Em conversa com mãe e filha, elas ressaltam a importância da empatia e do respeito. “São muito importantes numa sociedade que deseja ser mais justa, acolhedora e socialmente responsável. A inclusão está a ‘trancos e barrancos’ acontecendo nas escolas. As crianças cresceram, hoje são adolescentes e adultos que estão também com muita dificuldade conseguindo um emprego formal, ganhando seu salário e estão aí saindo, namorando, casando, comprando, se qualificando, viajando. Enquanto nós sociedade, muitas vezes assistimos à evolução dos seus cidadãos com os mesmos direitos e deveres de maneira apática. Precisamos sair do assistencialismo, precisamos efetivar nossos direitos. Faremos o possível para que essa cartilha seja o marco da realização de muitos outros projetos que temos para nossa cidade”.
A distribuição da cartilha está sendo feita em pontos fixos de Bragança: na Real Distribuidora de areia e pedras, localizada na Avenida Alberto Diniz, 905; na MAR Borracharia, que fica na Avenida José Gomes da Rocha Leal, 258; e também na Crot Medicina do Esporte Ortopedia e Cirurgia do Joelho, localizada na Rua José Guilherme, 462.
Eles também realizam a entrega da cartilha, quando necessário. “Junte alguns vizinhos, amigos, funcionários que eu, minha mãe, Ângela, ou a Maria Ivani Caetano Rossi, nossa grande colaboradora, levaremos com o maior prazer”, informa Bárbara.
“Mais uma vez, agradeço a todos que colaboraram e que continuam colaborando e espero continuar tendo e retribuindo a confiança que depositaram em mim, na minha história e no meu projeto. Muito obrigada!” finaliza Bárbara.
Para saber mais, entre em contato pelos telefones: Bárbara Rossi (apenas mensagem de texto) (11) 9 9779-0127; Ângela Rossi (voz e texto) (11) 9 6481-3455, ou Maria Ivani C. Rossi (11) 9 9977-4479.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários